O uso de um material tão nobre na construção  

A cortiça é um produto de origem natural extraído de sobreiros, sendo um produto, actualmente, utilizado de várias maneiras e em vários locais. É um forte aliado do design e inovação na área da decoração dentro e fora de casa. A cortiça é um produto leve, isolante e acima de tudo sustentável, nobre e muito versátil. Qualquer sítio da casa se pode tornar mais elegante e cheio de carisma ao utilizar este género de decoração, desde as salas de jantar, cozinhas, quartos ou mesmo casas de banho. Quando se fala em construção sustentável de uma sociedade contemporânea preocupada com o planeta e a sua ecologia, o material cortiça enquadra-se na perfeição para a concretização desses objectivos.

A aplicação da cortiça na construção, começou por ser uma solução para valorizar os desperdícios gerados pela produção de rolhas. Neste momento essa solução resulta numa diversidade de soluções altamente eficientes, quer a nível técnico quer ambiental. A percepção positiva em torno das soluções de cortiça ultrapassa claramente a realidade portuguesa.

No caso do Aglomerado de Cortiça Expandida, foi eleito nos EUA como um dos dez produtos mais ecológicos e sustentáveis do mundo, pois é altamente benéfico no que respeita à eficiência energética e a uma boa utilização de materiais. A nível de isolamento, é o produto mais sustentável, garantindo uma durabilidade ilimitada e sem perda de características.

A cortiça evidencia o seu superior desempenho ambiental, de acordo com normas internacionais que constituem um padrão de referência para edifícios sustentáveis. As soluções desenvolvidas nos dias de hoje, são tão abrangentes que é possível incluí-las em todas as fases de construção e reabilitação de edifícios, desde a impermeabilização e anti-vibráticos para as infraestruturas, fundações e sub-pavimentos, passando ao isolamento acústico e térmico e terminando com opções de revestimento final de solos, paredes e tectos interiores, fachadas e coberturas, com visuais modernos e distintos. No caso das grandes infraestruturas como túneis, barragens e pontes, são soluções de cortiça destinadas ao preenchimento dos espaços das juntas de dilatação, que absorvem as vibrações e expansões induzidas pelo calor ou contrações de diferentes materiais de construção, permitindo o movimento das estruturas sem as danificar. É a única matéria-prima que consegue garantir o mesmo nível de desempenho técnico ao longo de toda a vida útil do produto.

Encontre a solução ideal identificando a zona de aplicação e escolhendo o tipo de aplicação que melhor se adequa. Todas as aplicações em cortiça têm vantagens em termos de isolamento térmico, acústico e anti-vibratório, potenciadas pela origem do produto, processo de fabrico e experiência. Hoje em dia já consegue encontrar soluções em cortiça a vários níveis processuais na construção de uma habitação. Pode aplicar a nível da cobertura, paredes exteriores e interiores, laje e pavimentos, tectos e outras aplicações pontuais como juntas de dilatação.

Falando especificamente do Aglomerado de Cortiça Expandida, que é um material sustentável para construção sustentável, pois é apenas cortiça como matéria-prima, sem aditivos, a aglomeração é feita com as suas próprias resinas (suberina), 93% do consumo de energia é biomassa (desperdício do seu próprio processo industrial) e este desperdício é 100% reutilizável (grânulos de cortiça + pó). Este aglomerado é fabricado em várias densidades.

Sempre que se fala de cortiça na construção, mais especificamente do Aglomerado de Cortiça Expandida, existem automaticamente 3 mais valias a acrescentar. São elas:

No que diz respeito ao Isolamento Térmico, este produto tem a capacidade de reter a passagem do calor/frio. Ele apresenta uma baixa condutibilidade térmica associada a uma lenta e progressiva libertação do calor/frio para o interior/exterior de uma habitação. Isto torna-o num isolamento mais eficaz.

Quanto ao Isolamento Antivibrático, o referido aglomerado, após sujeito a cargas/pressão, apresenta uma recuperação para a espessura original, na ordem dos 98%. Isto evita a propagação de vibrações em determinada superfície para as superfícies contíguas a esta.

Relativamente ao Isolamento Acústico, este material tem a capacidade de absorver as ondas sonoras, transformando-as em energia e libertando apenas um remanescente. À diferença entre a capacidade de absorção e o valor inicial de ruído, dá-se o nome de isolamento acústico.

Para além das 3 mais valias apresentadas, ainda podemos referir uma série de vantagens que existem na incorporação deste material a nível de construção de uma moradia. São elas:

Ou seja, para uma construção eficiente e sustentável, nada melhor que usar um material 100% natural e reciclável.

Uma das características que melhor contribui para o comportamento térmico de um edifício, é a inércia térmica do material aplicado nessa construção. Face a alguns estudos de mercado, confirma-se que a aplicação exterior do aglomerado de cortiça expandida é uma óptima solução, pois este material tem um óptimo atraso térmico. Ou seja, este material tem a capacidade de armazenar calor e de o restituir ao meio envolvente pouco a pouco. Desta forma permite garantir o conforto, de Verão evita o sobre-aquecimento e de Inverno mantém o aquecimento no interior. Claro está que quanto maior for a espessura da placa do aglomerado de cortiça, maior será o atraso térmico. O atraso térmico das soluções indica-nos a diferença de tempo entre uma variação de temperatura numa das superfícies do sistema construtivo e a manifestação dessa variação na face oposta, quando o sistema é sujeito a um regime variável de transmissão de calor. Soluções com um atraso térmico mais elevado contribuem para a melhoria do comportamento térmico dos edifícios, visto que retardam a perda ou ganho de calor através da envolvente.

No que diz respeito a impacto ambiental, a cortiça é um óptimo exemplo de material rapidamente renovável, ou seja, é aquele que pode estar pronto para extração novamente em até 10 anos, sem causar dano à sua origem, o sobreiro. Ela é proveniente da casca do sobreiro, uma árvore que tem crescimento lento e que vive em torno de 200 anos. É um material versátil, flexível, com um toque macio e confortável daí ser usado em inúmeras coisas, que não só a construção.

Nos dias de hoje, para além da fabricação de revestimentos de pisos e paredes a nível construtivo, também a cortiça é muito usada no design de mobiliário e objectos decorativos.

Peças únicas e personalizadas, é o tipo de decoração que a cortiça pode fazer por um ambiente. A decoração com este material favorece a aparência natural da casa e fornece uma cor neutra, sendo estes factores muito importantes para o nível estético que se quer dar ao espaço. Desde os revestimentos de paredes, passando pelo mobiliário até aos adereços de decoração, a cortiça faz as maravilhas de quem a utiliza proporcionando um clima sóbrio e cheio de personalidade. Acessórios funcionais ou decorativos como candeeiros, vasos, espelhos, etc conseguem criar um ambiente muito flexível e original. Basta que se meta a imaginação a funcionar!

Resumidamente, este é o comportamento da cortiça:

Quer criar um ambiente repleto de charme e requinte e não sabe como o conseguir?

A decoração com a cortiça é a resposta à sua questão. Quanto mais original for a sua aplicação, mais valorizado fica o local onde ela foi aplicada. Desta forma vai conseguir dar um toque luxuoso, único e sobretudo Português à sua casa.