A Casa de Madeira é muito mais do que uma Casa

Mais um ano decorre, já lá vão quase 3 décadas desde o aparecimento da CASEMA. Ano após ano, a tentativa de melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes tem sido o que nos move em direção ao futuro. Sabemos que cada dia que passa, mais um cliente vê despertar em si o desejo de viver numa casa de madeira. A consciência da necessidade de algo protetor e aconchegante para a sua família, faz com que se comece a pensar na criação de um LAR!

LAR é, sem dúvida, uma palavra com um significado muito diferente de "casa". Aqueles que já descobriram isso tendem prioritariamente a procurar-nos.

Realmente o conceito de LAR é muito mais do que apenas um local para se viver. É onde se pretende ter o conforto, o bem estar, a segurança, a felicidade...! Onde se criam os filhos, com tudo de bom que sempre desejamos para eles! É algo que cuidamos, não queremos deixar deteriorar, que valorizamos no seu todo, mas mais pelo que sentimos. Podemos viver bem numa casa, mas nunca como no nosso LAR.

O sentimento que envolve cada momento de alegria, tristeza, paixão, dor é diferente. Estar no nosso LAR é como um ninho que protege junto da mãe Natureza aquelas criaturas acabadas de nascer e de despertar para a vida! É onde queremos estar sempre ou voltar o mais rápido possível quando nos ausentamos. É onde nos sentimos sempre melhor, é de onde não queremos sair quando já muitos anos passaram por nós! É algo do qual nunca abrimos mão, a não ser que não tenhamos mais alternativa. A casa é também um local onde se vive, mas onde não nos enraizamos. É algo que se compra e que se vende, enquanto que um LAR, constrói-se!

Claro que é sempre possível transformar uma casa num LAR com o decorrer do tempo!

Os tempos modernos, das economias de consumo, trouxeram a mudança de valores e de sentimentos sobre as coisas e claro, sobre o local onde vivemos. A valorização ou desvalorização é na maioria dos casos, para não dizer na totalidade, uma questão de números, de oportunidade ou de necessidade a quanto obrigas! Assim tudo se torna mais impessoal e a valorização dos sentimentos é coisa que raramente se contabiliza.

Infelizmente, hoje a grande maioria das pessoas tem a necessidade de recorrer ao crédito para que possam ver as suas necessidades realizadas e, realmente, são confrontados com a necessidade de comprar ou construir uma casa própria, que diga-se é do Banco normalmente por muitos e longos anos, até conseguirem liquidar a dívida e isso não ajuda a sentir o conceito de LAR!

Certamente muitos são os que se recordam, ainda, dos tempos em que aquela que era considerada a casa de família (por mais modesta que fosse ), era para ser disputada pelos herdeiros, mais pelo seu valor sentimental ou de relação de afetividade do que propriamente a sua valorização material. Tanto é, que se para um deles a afetividade ao LAR não fosse muita, abria mão em detrimento do outro que sempre se enraizou ali.

Hoje, na maioria dos casos assistimos a uma disputa tendo por base a valorização patrimonial e o que daí se pode vir a usufruir. Se essa valorização for negativa (em que a casa tenha pouco valor económico ou que traga responsabilidades às quais não se pretende ou consegue fazer face) todos se gladiam, mas é para se verem livres do "Mono". Enfim, a falta do culto de valores outrora praticados é uma realidade à qual deveremos tentar fugir e apregoar junto dos nossos filhos de novo o Sentimento, o Respeito, a Amizade, a Justiça, a Verdade, a Honra, o LAR e a Família.

Dar valor e sentir o “nosso LAR” começa logo por sentir o Mundo, a Pátria, o local onde vivemos. Deitar lixo na rua é termos a nossa sala de estar suja. Poluir, deteriorar, não viver em perfeito crescimento sustentado é estar a remover a segurança dos alicerces dos nossos Lares. Quando der-mos conta, o local onde vivemos é imundo, inseguro, desconfortável e, possivelmente, já entrou em derrocada.

São, felizmente, cada vez mais as pessoas que têm consciência de que algo temos que fazer para mudar e evitar a constante degradação do nosso LAR, contudo só ter consciência não chega. É importante que se faça algo pela mudança de mentalidades, mas sobretudo sobre a forma de atuar e de agir.

É um prazer para nós, CASEMA, receber cada vez mais pessoas que se preocupam com o bem estar, o conforto e a segurança não só da sua família, com também de todos em geral.

Como dissemos em cima um LAR constrói-se e é ao longo do tempo e das nossas vidas que fazemos isso. Já diz o ditado "Roma e Pavia não se fizeram num dia!".

É aqui que a CASEMA tem um papel importante no alcançar desses objetivos.

Temos um conjunto de valores e uma missão aos quais nunca nos dissociamos e, diariamente junto dos nossos cliente, tentamos encontrar a forma de se conseguir construir o LAR de cada um.

Usamos uma matéria prima selecionada que proporciona tudo aquilo que podemos usufruir num LAR. A madeira dá conforto, bem estar, segurança e, ao mesmo tempo, é um material que se pode auto regenerar. Hoje, as árvores que o Homem utiliza e que dão forma as construções que executamos são repostas para que daqui a 20 ou 30 anos outros possam estar a construir também os seus Lares.

Começar a construir o LAR de uma família e estar realmente preocupado em minimizar o impacto ambiental que pode causar, começa logo pela essência das matérias primas a utilizar. Além de ser uma matéria Natural com baixíssimo consumo energético para a sua produção (pois a energia que utiliza é essencialmente a solar, que não compete diretamente com as necessidades do Homem), tem ainda a importância de ser uma matéria orgânica, biodegradável, para que no seu final de ciclo de vida não fique a criar entulhos que tanto prejudicam o nosso planeta. Logo aqui a opção de construir um LAR com materiais tão nobres e tão amigos do ambiente, como é o caso da madeira, proporciona a proteção do meio, no país onde está e, por sua vez, contribui para uma melhoria do estado do planeta.

Atualmente, cada um de nós que pensa em ter uma família e que, de uma forma ou de outra, um local onde possa viver, deve pensar em construir o seu LAR e não apenas uma casa onde se vive, onde não se tenha o prazer e a tranquilidade que um LAR nos pode oferecer. Este conceito de LAR não tem a ver com o tamanho ou com uma maior ou menor capacidade financeira para se realizar as coisas. Tem mais a ver com o estado de espírito com que se encara e com a forma como se faz. Quantas estruturas modestas existem em que são verdadeiros lares, onde as famílias se sentem bem? Não é necessariamente porque uma é maior que dá mais ou menos prazer ou segurança no bem estar dessa família!

Assim, cada vez mais sentimos que as pessoas começam a querer dimensionar as suas necessidades às suas possibilidades e só o facto de o fazerem ajuda seguramente a encontrar o equilíbrio emocional e material que tanta falta faz dentro dos nossos Lares. Com discernimento pensamos de uma maneira mais lúcida. Faz-nos ver o quanto podemos usufruir de cada pedaço de tempo que passa por nós e que nos deixa marcas.

É como uma árvore que tem traçada em seus ciclos de crescimento todas os sinais encrostados de uma vida.

Uma casa de madeira é parte dessa vida e acompanha-nos na criação das nossas coisas, dos nossos filhos e dos nossos netos. Dá-nos a proteção que precisamos hoje, amanhã e sempre, quer como edificação onde habitamos quer como parte integrante de um planeta que teimamos em mutilar.

Do ponto de vista da eco-eficiência, as nossas construções são uma realidade indesmentível.

Conseguem acrescentar grande valor para os nossos clientes com um baixo impacto ambiental. Não só no que diz respeito à construção, como também durante a vida útil do edifício, pelos seus reduzidos consumos energéticos, baixos custos de manutenção e, ainda, pelo reaproveitamento de toda a matéria orgânica para energia aquando do fim do ciclo de vida do edifício.

A casa de madeira à semelhança de um LAR é para toda a vida! Ou antes para várias vidas! É outra das grandes vantagens das nossas construções, que proporcionam a várias gerações a utilização e o usufruto durante muitos e longos anos, com tudo o que é necessário para ser um LAR de excelência.

A garantia dada pela CASEMA proporciona a tranquilidade necessária para que os nossos clientes tenham uma excelente qualidade de vida.

Vamos todos ajudar a repor os valores aos quais ninguém deve passar indiferente.

Vamos proteger o nosso planeta, preservar e defender a nossa pátria, cuidar exatamente da vida das nossas próximas gerações, para que possam usufruir com qualidade do LAR que lhes vamos deixar.