Escadas

As tão famosas escadas que acabam por ter mais uma função "inestética" na casa do que funcional, podem passar a estar no centro das atenções de uma moradia.

Elas não servem apenas para ligar pisos. Elas podem ter um design tão criativo que acabam por criar um espaço único, diferenciado e com grande personalidade no sítio onde forem implementadas.

A CASEMA irá apresentar-lhe alguns pormenores que pode evitar as escadas feias, toscas e sem graça. Com um ou outro detalhe tudo pode mudar como que por magia.


O facto de as escadas, regras geral, serem um elemento volumoso que cria impacto só pela sua dimensão, que seja de uma forma positiva e por um bom motivo.

Em algumas moradias as escadas acabam por ser uma verdadeira obra de arte, uma verdadeira escultura em torno das quais se cria uma ambiente único e memorável.

Existem umas com design mais simples e meramente funcionais e existem as outras que marcam pela diferença com designs muito inovadores.

O facto de ser um elemento imponente dentro de uma moradia, o mesmo devia ser belo, majestoso e criar um impacto surpreendente. Se isso não for possível, pelo menos decorar de forma a que se tornem únicas e atraentes.

Alguns pormenores que podem, e muito, marcar a diferença!!

  • A luz do sol cria ao ambiente uma sensação de leveza e acentua os materiais com que a escada é feita. Então o efeito de iluminação numa escada é único e inigualável.

  • As escadas sensação do momento são as escadas com sistema de suspensão. O sistema de suspensão serve de apoio e protecção para quem se mobiliza entre pisos e os degraus são fixos à parede lateral, podendo ser em madeira ou noutro material que o cliente opte. Estas escadas suspensas têm um design muito atractivo, criativo e o ambiente fica com um aspecto actual, moderno e discreto.

  • A opção por materiais diferentes como o vidro temperado e uma estrutura metálica faz uma combinação bastante moderna e contemporânea. Apesar do tamanho, as escadas modernas podem reforçar qualquer espaço, independentemente do tamanho do mesmo. Num projecto de escadas de madeira e vidro, a grandiosidade vem por parte da parede em pedra que a contorna, pois em conjunto com os restantes materiais, garante um reforço de elegância.

  • Outra boa ideia é a colocação de iluminação nas escadas, colocando luzes na parede, ao nível de cada degrau da escada. O resultado visual é único e muito moderno. Não necessita de colocar uma luz embutida em cada degrau, mas colocar por exemplo de 2 em 2 degraus e com uma aplicação que difunda a luz na parede. Por exemplo, a luz colocada na parede ao nível de uns degraus em madeira, não só reforça a textura do material como ajuda a tornas as escadas mais seguras.

  • As escadas em madeira são leves, simples e elegantes, encaixando na perfeição em inúmeras soluções que se queiram adaptar à mesma. Por exemplo a criação de um escritório por baixo do vão das escadas, ou a criação de múltiplos espaços de organização e arrumação de livros e objectos decorativos. Qualquer uma destas soluções dá uma atmosfera moderna e bela à moradia.

  • A simplicidade de umas escadas de cor branca é algo que para além de nunca sair de moda, dá ao ambiente uma leveza incomparável. Por vezes pequenos adornos decorativos em torno de uma escada branca como uma bonita carpete, vários quadros ou molduras decorativas na parede ou mesmo uma adaptação de prateleiras sob a escadaria com objectos decorativos coloridos ou uma estante de livros, tem como resultado um espaço extremamente atraente.

  • O metal dá sem sombra de dúvida um aspecto e um toque moderno ao espaço, pois tem um forte aspecto de design industrial.

Sabia que escadas vazadas não são a melhor opção para casas com crianças e idosos?

Os degraus vazados podem provocar acidentes.