Piscinas



Quando o tema é piscinas, a primeira coisa em que pensamos é no seu tamanho e profundidade. No entanto, há também quem pergunte quais as opções que tem à sua disposição no mercado e qual é a melhor para si. 

Tal como nas moradias, cada caso é um caso, e o que vai definir a sua escolha final será uma conjugação de fatores. Esses fatores são vários como a área, o formato, o número de pessoas que a pode vir a utilizar, mas essencialmente o quanto está disposto a gastar neste seu sonho!!

O facto das piscinas serem feitas em diferentes materiais pode ter mais ou menos vantagens, dependendo do tipo de material escolhido. Tendo isto presente o primeiro passo a definir será precisamente o que pretende e se tem condições para realizar esse sonho!

Ora vamos analisar alguns fatores a ter em conta:

Piscina em Betão

As piscinas enterradas, além de serem as mais comuns são também as mais dispendiosas.  

São todas construídas em betão armado e depois revestidas com um material de acabamento mais impermeável, como gesso ou azulejo. Algumas das vantagens é serem totalmente personalizáveis, adaptarem-se a todos os tipos de terreno de acordo com a forma e tamanho que desejar, desde que a área de implantação o permita. A partir daqui a sua imaginação é o limite, não se esquecendo do orçamento estipulado para o efeito.

Este material é dos mais duráveis em termos de piscina e a sua reparação é mais acessível. 

O facto de ser tão versátil em termos de formatos e tamanhos, juntamente com a sua elevada vida útil acaba por tornar as piscinas de betão uma óptima opção. Se o projeto da piscina for bem projetado e construído, acaba por transmitir harmonia, tranquilidade e requinte ao espaço envolvente da moradia em que se insere. Dificilmente outro tipo de material consegue atingir este estatuto!

O revestimento das piscinas de betão com azulejo comum tem perdido cada vez mais o espaço para a aplicação de pequenas pastilhas cerâmicas, pois a sua probabilidade de quebra é menor. O único inconveniente nas pastilhas vem da falta de manutenção do pH da água das piscinas e da dureza calcária, pois pode levar a que algumas pastilhas se soltem acabando por danificar a bomba na sua aspiração. No entanto existem outros materiais de revestimento como opção que é o caso da aplicação do epóxi ou a aplicação de tela vinílica. 

Devido à compactação do solo em torno da piscina existe a possibilidade de surgirem ruturas neste tipo de construção, daí ser de extrema importância uma boa impermeabilização. 

Em termos de manutenção, alguns aspectos a ter em conta:

Piscina em Fibra de Vidro

Estas piscinas têm a grande vantagem de serem rápidas a montar! Pode ter uma piscina destas pronta a encher e usar em menos de 1 semana! Basta que tenha o buraco preparado e instalá-la. 

Este tipo de piscina é de fácil manutenção e baixo custo, pois como a sua superfície é lisa, não tem juntas e acaba por não ter acumulação de sujidade, como algas ou fungos. Para além da rápida instalação também se destaca pela pouca influência no pH da água e da baixa ocorrência de ruturas ou percas de água. 

Em termos de opção de formatos tem de se restringir aos que o fornecedor tem em catálogo. O facto de não se poder vazar, como as de betão, acaba por ser uma condicionante.

Aspetos a ter em conta na sua manutenção:




Piscina de Superfície

No mercado existe uma alternativa mais prática às anteriores, que são as piscinas instaladas à superfície do solo. Nesta situação não necessitamos de obras complexas e trabalhosas. A verdade é que todas as piscinas de superfície são removíveis, não tendo de ficar obrigatoriamente colocadas todo o ano. 

Estas piscinas portáteis e de tamanho médio são cada vez mais populares e procuradas por todo o lado. Elas precisam apenas de ser montadas no local escolhido com estrutura em material metálico, plástico rígido, ou mesmo plástico insuflável. Na instalação o piso deve ser devidamente limpo, eliminando principalmente qualquer objeto cortante do chão.

Elas possuem entrada e saída de água para instalação do motor e alguns modelos possuem inclusive escadas, deck portátil, etc. 

Existe a possibilidade delas serem de vários tipos como painéis ou fibra de vidro devidamente adaptadas, ou na alternativa mais comum, em lona. Estas últimas não são as mais duráveis, mas são as mais fáceis de instalar bem como são as mais baratas. Como são portáteis acabam por ser um investimento que o acompanhará no caso de mudança de casa.

Piscina de Aço ou Resina

Neste tipo de piscinas a estrutura recorre a painéis colocados estrategicamente para fazer a "base" na qual será colocada uma manta vinílica que funciona como revestimento. 

Os painéis podem ser em aço ou em resina e os custos de montagem são mais baixos que uma construção em betão, por exemplo. Não tem a mesma longevidade que o betão devido à corrosão, mas ainda assim já é bastante aceitável. 

Quanto aos painéis em resina o problema de corrosão não se coloca, apesar de ter um custo mais alto que o aço. No entanto a sua durabilidade é consideravelmente maior.

Já esclareceu todas as suas dúvidas em relação à melhor opção para a sua futura piscina?