Sismos e Terramotos: o comportamento da madeira

Não precisa ser engenheiro ou arquiteto para saber que as nossas ilhas têm atividade sísmica com alguma regularidade, principalmente o arquipélago dos Açores. O solo acaba por trabalhar e os edifícios acabam por ganhar estabilidade se a estrutura for feita em madeira para aguentar tamanha movimentação, devido às propriedade mecânicas naturais que a madeira tem. Ou seja, neste tipo de ambiente, húmido e sísmico, a construção em madeira é mais vantajosa, porque:

Em relação a desastres naturais como terremotos e tornados, é mais inteligente optar por estas casas, pois são bem mais flexíveis e são projetadas para resistir a ventos ciclónicos, que uma casa de tijolos também terá dificuldade em suportar. Na eventualidade de uma casa de madeira colapsar, esta causará menos estragos e a possibilidade de alguém que esteja lá dentro sair com vida é maior, enquanto as de tijolos não dão muitas chances deste tipo, pois o tijolo e o betão face ao seu peso são asfixiantes, causam muito pó, entulho e são as que primeiro cedem, ao contrário das madeiras que face à sua elasticidade muitas das vezes nem sequer ficam danificadas.

O uso da madeira como matéria prima principal da estrutura de edificações não é posta em pé de igualdade com o betão ou com o metal, contudo tem-se mostrado vantajosa, principalmente devido aos seguintes fatores:

Estudando cada um dos temas mencionados conseguimos aferir o seguinte:

Durabilidade - São correntes muitos preconceitos em relação às casas de madeira, com insistentes dúvidas sobre a resistência do material, mas essa não é uma das desvantagens, pois as casas de madeira têm projetos suficientemente desenvolvidos para terem boa durabilidade quando devidamente bem conservados. E, como é claro, as casas de madeira são resistentes e duráveis se for aplicada a madeira certa de forma adequada e tratada devidamente. A madeira é de facto o único isolante que não perde as suas capacidades ao longo dos anos. Nenhum isolante construído pelo Homem pode gabar-se do mesmo, pois tudo o que é produzido em fábrica tem um prazo de validade. Tal não acontece com a madeira. Se for bem tratada, a nossa casa de madeira é uma construção apta a albergar várias gerações sem que o conforto dos habitantes seja comprometido ao longo do tempo. A esperança média de vida de uma casa de madeira está entre os 100 e os 150 anos. Em Kyoto no Japão podemos encontrar templos milenares construídos com estrutura de madeira.

Segurança - A madeira não oxida. O metal quando é sujeito a altas temperaturas pela ocorrência de fogo deforma-se, perdendo todo o suporte e função estrutural para o qual foi concebido. Naturalmente, o ferro do betão armado também perde a sua função estrutural quando submetido a alta temperatura em caso de incêndio. No entanto, a madeira, na natureza, já desempenha uma função estrutural. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de uma edificação, ela funciona como um elemento pré moldado, de fácil montagem e que não passou por processos de fabricação que determinem a sua resistência. O que determina a resistência da madeira é apenas a sua espécie. Algumas madeiras como jatobá, tatajuba e ipê são mais caras, densas, nobres e precisam de ser certificadas, pois existe a necessidade de se ter a certeza de que as mesmas não foram retiradas ilegalmente da floresta Amazónica. Outros tipos de madeira são mais económicos e ecológicos, como o eucalipto e o pinho, que são de reflorestação e ainda passam por processos termo-modificados que as tornam mais resistentes a insetos e degradações naturais, tendo um comportamento favorável às diferentes intempéries. Como resultado deste tratamento é criado um produto amigo do ambiente. A sua cor escurece, é mais estável do que a madeira normal em condições de mudança de humidade e amplitude térmica e as suas propriedades de isolamento térmico são melhoradas. 

Manutenção - A manutenção básica passa pela limpeza das paredes todos os anos. A sujidade é a causa mais comum de descoloração. Limpe anualmente com água morna, sabão e uma escova de pelos macios, lavando as manchas provocadas por caracóis, nidificação de aves e pólen. Evite manutenções tardias e alta restauração, pois a importância da manutenção só se torna evidente para muitas pessoas quando já é tarde demais. A podridão da madeira e outros problemas requerem depois uma renovação ou restauração crítica. 

Ainda tem dúvidas? Não tem problema!

Venha até nós! Nós esclarecemos!