Casa de Madeira ou Casa de Alvenaria?

Escolher o material para construir ou restaurar uma casa é a base para o conforto, qualidade, sustentabilidade, custo/benefício e design. Para atender a estes critérios tanto o tijolo como a madeira podem ser opções práticas e belas. 

Não são muitos os casos, mas já existem casas de madeira onde normalmente só havia casas feitas de alvenaria ou construção tradicional. A casa de alvenaria é aquela que é dita "casa tradicional" que é feita com tijolos, blocos, cimento e este modelo de construção é, praticamente, unânime no nosso País. As construções em madeira são mais comuns no norte da Europa, Estados Unidos, Canadá, mas, atualmente, já começam a aparecer por todo o lado.

A título informativo e de curiosidade, está provado que o isolamento térmico da madeira é seis vezes superior ao do tijolo, 15 vezes superior ao do betão, 400 vezes superior ao do aço e 1770 vezes superior ao do alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. 

Uma parede de madeira com 18 cm de espessura equivale a uma outra em cimento com 40 cm.

Casa de Alvenaria

A construção tradicional tem como vantagem o facto da sua estrutura ser mais robusta. Este tipo de construção é já um histórico enorme no nosso País.

Normalmente, quando é bem construída é mais cara, mas aparentemente torna a construção mais robusta e sucessível, a menos que tenha problemas de manutenção e talvez até de vida útil. 

Tem como uma desvantagem o facto do processo de construção ser demorado e de exigir bastante mão de obra para a execução do trabalho.

Vantagens das casas de alvenaria

É uma escolha natural e os tijolos para alvenaria podem vir em vários tons e tamanhos, fabricados dos mais diversos materiais disponíveis. Os tijolos de alvenaria protegem a sua casa de danos durante tempestades. A alvenaria é à prova de térmitas e durável durante um longo período de tempo. Em adição ao já enunciado, a manutenção da alvenaria e o seu acabamento consiste, geralmente, em remover a tinta existente e pintar de novo.

Como as construções de alvenaria são estáveis, quando feitas com material de boa qualidade, as estruturas centrais e de sustentação para os tijolos podem durar centenas de anos, se receberem a devida manutenção.

Desvantagens das casas de alvenaria 

As desvantagens do tijolo estão largamente relacionados com a qualidade dos materiais utilizados, em geral.

O tijolo não pode ser demolido ou movido facilmente e, às vezes, apresentam uma forma irregular. 

Em áreas húmidas e onde há uma certa variação da temperatura, o tijolo pode ser vulnerável a mofo, pois expande e contrai com temperaturas frias. Possui, ainda, poros onde o mofo e a humidade se podem acumular.

Quando um tijolo é quebrado, rachado, danificado ou queimado, normalmente, vai precisar de substituição e reparos que necessitam de uma nova argamassa, reboco e acabamento. Esta questão é ainda mais frequente quando há problemas com infiltrações, canos ou com a rede elétrica, pois estes estão geralmente embutidos no tijolo e no betão. 

O acabamento de uma casa de alvenaria é também mais caro e demorado e os erros durante a construção ou restauração envolvem mais custos e demoram mais tempo a serem corrigidos.

No que diz respeito ao incêndio, uma casa de alvenaria, com o ferro que tem nas paredes tem um comportamento irreparável, ou seja, com a alta temperatura de um incêndio o ferro dilata e as paredes fissuram, racham e caiem. A única solução é reconstruir (está comprovado).

Casa de Madeira

A madeira é linda e sensata para casas permanentes e chalés. É biodegradável, acessível, saudável e segura. As casas de madeira respiram, absorvem e expulsam a humidade. Filtram e purificam o ar, regularizando assim o meio ambiente interior, o que contribui para evitar doenças reumáticas, respiratórias, entre outras. 

Adicionalmente, as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas. A madeira absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe com a consequente redução da poluição acústica. A casa em madeira é uma casa silenciosa e ajuda na redução do stress de quem a habita. 

Este tipo de casas é bastante fácil de renovar, modificar e construir e têm imensa versatilidade. A madeira devidamente cuidada pode durar séculos. No fundo para poder viver permanentemente numa casa de férias.

Vantagens das casas de madeira

A madeira como matéria prima é muito fácil de trabalhar, sendo também um material mais leve. Comparativamente à construção tradicional (que é o tipo de construção utilizado como referência), construir uma casa de madeira é bastante mais rápido.

Estas moradias podem ser encontradas nos lugares mais habitáveis ​​na terra, pois a madeira já provou ser um material de construção confiável ao longo de milhares de anos. Em áreas onde se acumulam sedimentos, propensas à erosão e o onde clima é muito seco, a madeira torna-se uma melhor opção porque esses sedimentos danificam a alvenaria, enquanto que a madeira consegue resistir melhor, inclusive ao vento.

A madeira é ainda um ótimo isolante térmico. Nas noites de frio terá uma melhor forma de manter o calor no seu interior. Tal como nas noites quentes mantém a casa fresca. Como a madeira absorve humidade ela torna-se um condicionador de ar natural. 

Outra vantagem considerável é que a madeira é mais flexível do que os tijolos e pedras para alvenaria. As reparações e a manutenção de uma casa de madeira, mesmo para problemas estruturais, são bastante mais acessíveis.

No que diz respeito aos incêndios, questão importante da parte de quem nos procura, existem estudos que demonstram que uma casa de madeira resiste muito mais ao fogo e com menores danos do que uma casa de alvenaria. Um tronco de madeira de 140 mm de espessura leva cerca de 2 horas a arder (a madeira arde cerca de 0,12 mm por minuto), dependendo sempre da sua densidade. Importante referir que tem recuperação.

Desvantagens das casas de madeira

O desgaste da madeira ao longo dos anos é o que mais leva as pessoas a preferir casas de alvenaria. Poderá, eventualmente, ter que se preocupar com os danos das térmitas, o que não é o caso em Portugal Continental. Apenas nos Açores existem algumas colónias destes seres vivos.

A madeira é um material que se pode expandir e contrair até se habituar às temperaturas e ao meio ambiente que a rodeia, o que a torna um material vivo.

Construir em madeira será só uma questão de gosto? Ou de conforto e qualidade de vida também?