Tem dúvidas? Agende uma reunião connosco e esclarecemos tudo!
Para a concepção de uma cozinha moderna necessitamos de aliar a utilidade e o prático. Desta forma elas são concebidas e marcadas sempre no conceito da organização e simplicidade. Para isso o mais importante é que o espaço seja livre e absolutamente útil, dentro de uma linha mais recta que transmita dinâmica e frescura.
No design de uma cozinha moderna é a possibilidade de combinar quase todos os materiais na sua decoração, mesmo os mais clássicos, como o granito, a madeira ou o mármore. Neste estilo de cozinhas as cores com mais tendência são as mais atrevidas, não descurando na mesma os que têm gostos mais tradicionais podendo escolher outros tons.
O estilo de cozinhas vintage é cada vez mais usual nos dias de hoje. Eleito pelos apaixonados por ambientes e objectos antigos. Na decoração deste tipo de cozinha denota-se sempre a presença de móveis, utensílios e electrodomésticos de outra épocas passadas. Existe também uma forte presença desse ambiente no material têxtil usado e no formato das torneiras e pias. Os tons são sempre predominantes os claros e os móveis ideias são sempre os que levam portas com vidro. Neste género de cozinhas os acessórios predominantes são o vime e a madeira, que podem ser combinados com plantas naturais e cores que evocam a pedra natural com veios e grãos.
O estilo rústico vai sempre ao encontro de ambientes acolhedores, e por isso mesmo, usa sempre uma combinação entre os materiais naturais e os cores harmoniosas. Remete sempre para um ambiente do campo e uma vida simples. Esta opção acaba sempre por vir de alguém que procura o alívio do ruído e do stress que vive na maior parte das cidades! Com uma cozinha decorada com base na natureza acaba por se conectar com a mesma e com as coisas mais básicas e simples da vida.
Um dos produtos mais usados na concepção deste tipo de cozinha é a madeira natural com bastantes nós. A complementar este material pode-se enquadrar bem a pedra, o vime, a cerâmica... Estes materiais preservam um ambiente natural. A par da escolha dos materiais vem também uma boa iluminação, por isso janelas amplas é o ideal. Para complementar toda esta orgânica de cores e tons terrosos usados geralmente neste tipo de cozinha, não pode faltar o recurso a plantas naturais, objectos de artesanato, jarros e vasos, cestos e as ceiras de junco, que voltaram novamente a estar na moda. Todos estes acessórios irão contribuir para encontrar o ambiente que se procura neste estilo de cozinha.
O tipo de cozinha americana agrega na mesma área da cozinha, sala de refeições e sala de estar. Acabam por ser bastante funcionais para casas que não são muito grandes e têm necessidade de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Para economia de espaço, uma das características deste tipo de cozinha é o uso de bancada , podendo as mesmas ser de várias maneiras: independentes, em ilha, em península, etc. Sendo qual for o escolhido, elas acabam sempre por oferecer um espaço multifuncional e ao mesmo tempo acolhedor. Este tipo de cozinha acaba por ser muito prática, funcional e cómoda, resultando num ambiente elegante e original quando se integra todo o mobiliário e electrodomésticos. Estas cozinhas facilitam a vida de família no dia a dia dinâmico!
As cozinhas de estilo nórdico são cozinhas onde a cor predominante é o branco, para que haja o aproveitamento máximo da luz de forma a criar um ambiente tranquilo e equilibrado. A única cor quente existente está no pavimento em madeira que em conjunto com o branco acaba pro dar um aconchego à divisão. As paredes devem ser num tom o mais neutro possível. A zona de refeições deve estar integrada na zona mais iluminada da cozinha e a decoração deve incorporar peças em branco esmalte, sendo que na zona de confecção pode existir uma alteração de cor que combine com o equipamento de extracção.
Pequenas dicas:
No caso das cozinhas pequenas a cor é uma das partes mais importante a escolher, pois pode acabar por escolher um tom que dê a sensação de menor espaço, pelo que se deve procurar amplitude, luminosidade sem que isso afecte um design criativo.
Nas cozinhas grandes o facto de terem uma grande amplitude e muitas possibilidades decorativas, a melhor opção passa sempre por um bom aproveitamento do espaço, que poderá oferecer ao estilo aquilo que realmente deseja, cobrindo todas as necessidades de cada casa.