Cozinhas


Na eventualidade de não querer dispensar muito tempo num projecto de concepção de uma cozinha, leia este artigo até ao fim e tire os benefícios que vai ter com a colaboração da CASEMA. Invista apenas no tempo de ler o artigo e depois reúna esforços para que consiga realizar o seu projecto ideal. Nesta secção vai encontrar algumas dicas e sugestões para o orientar no sentido de opção do estilo da sua futura cozinha!!

A cozinha de uma moradia é um espaço de grande importância, pois ela caba por ser um forte ponto de encontro entre inquilinos e convidados e muitas vezes é também ela o "coração" da moradia, daí ser importante a decoração da mesma. Existe uma série de variáveis que define o design de uma cozinha como o tamanho, estilo e tonalidades que se usa na sua concepção. A questão do tamanho de uma cozinha acaba, muitas vezes, por definir o estilo da cozinha bem como o seu design personalizado.

Tendo estes aspectos em conta iremos tentar abordar um pouco alguns estilos de cozinhas que poderemos encontrar por este mundo fora que podem servir de inspiração.


Cozinhas Modernas

Para a concepção de uma cozinha moderna necessitamos de aliar a utilidade e o prático. Desta forma elas são concebidas e marcadas sempre no conceito da organização e simplicidade. Para isso o mais importante é que o espaço seja livre e absolutamente útil, dentro de uma linha mais recta que transmita dinâmica e frescura.

No design de uma cozinha moderna é a possibilidade de combinar quase todos os materiais na sua decoração, mesmo os mais clássicos, como o granito, a madeira ou o mármore. Neste estilo de cozinhas as cores com mais tendência são as mais atrevidas, não descurando na mesma os que têm gostos mais tradicionais podendo escolher outros tons.

Cozinhas Vintage

O estilo de cozinhas vintage é cada vez mais usual nos dias de hoje. Eleito pelos apaixonados por ambientes e objectos antigos. Na decoração deste tipo de cozinha denota-se sempre a presença de móveis, utensílios e electrodomésticos de outra épocas passadas. Existe também uma forte presença desse ambiente no material têxtil usado e no formato das torneiras e pias. Os tons são sempre predominantes os claros e os móveis ideias são sempre os que levam portas com vidro. Neste género de cozinhas os acessórios predominantes são o vime e a madeira, que podem ser combinados com plantas naturais e cores que evocam a pedra natural com veios e grãos.


Cozinhas Rústicas

O estilo rústico vai sempre ao encontro de ambientes acolhedores, e por isso mesmo, usa sempre uma combinação entre os materiais naturais e os cores harmoniosas. Remete sempre para um ambiente do campo e uma vida simples. Esta opção acaba sempre por vir de alguém que procura o alívio do ruído e do stress que vive na maior parte das cidades! Com uma cozinha decorada com base na natureza acaba por se conectar com a mesma e com as coisas mais básicas e simples da vida.

Um dos produtos mais usados na concepção deste tipo de cozinha é a madeira natural com bastantes nós. A complementar este material pode-se enquadrar bem a pedra, o vime, a cerâmica... Estes materiais preservam um ambiente natural. A par da escolha dos materiais vem também uma boa iluminação, por isso janelas amplas é o ideal. Para complementar toda esta orgânica de cores e tons terrosos usados geralmente neste tipo de cozinha, não pode faltar o recurso a plantas naturais, objectos de artesanato, jarros e vasos, cestos e as ceiras de junco, que voltaram novamente a estar na moda. Todos estes acessórios irão contribuir para encontrar o ambiente que se procura neste estilo de cozinha.







Cozinhas americanas

O tipo de cozinha americana agrega na mesma área da cozinha, sala de refeições e sala de estar. Acabam por ser bastante funcionais para casas que não são muito grandes e têm necessidade de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Para economia de espaço, uma das características deste tipo de cozinha é o uso de bancada , podendo as mesmas ser de várias maneiras: independentes, em ilha, em península, etc. Sendo qual for o escolhido, elas acabam sempre por oferecer um espaço multifuncional e ao mesmo tempo acolhedor. Este tipo de cozinha acaba por ser muito prática, funcional e cómoda, resultando num ambiente elegante e original quando se integra todo o mobiliário e electrodomésticos. Estas cozinhas facilitam a vida de família no dia a dia dinâmico!


Cozinhas Nórdicas

As cozinhas de estilo nórdico são cozinhas onde a cor predominante é o branco, para que haja o aproveitamento máximo da luz de forma a criar um ambiente tranquilo e equilibrado. A única cor quente existente está no pavimento em madeira que em conjunto com o branco acaba pro dar um aconchego à divisão. As paredes devem ser num tom o mais neutro possível. A zona de refeições deve estar integrada na zona mais iluminada da cozinha e a decoração deve incorporar peças em branco esmalte, sendo que na zona de confecção pode existir uma alteração de cor que combine com o equipamento de extracção.

Pequenas dicas:

No caso das cozinhas pequenas a cor é uma das partes mais importante a escolher, pois pode acabar por escolher um tom que dê a sensação de menor espaço, pelo que se deve procurar amplitude, luminosidade sem que isso afecte um design criativo.

Nas cozinhas grandes o facto de terem uma grande amplitude e muitas possibilidades decorativas, a melhor opção passa sempre por um bom aproveitamento do espaço, que poderá oferecer ao estilo aquilo que realmente deseja, cobrindo todas as necessidades de cada casa.

Tendo em conta tudo o que foi mencionado, partilhe connosco o tipo de cozinha que tem na sua moradia! E qual a sua cozinha de sonho!