Projetos à Sua Medida

Uma das primeiras questões de quem nos procura é "têm projetos pré-definidos ou temos que trazer um projeto?"

A resposta é muito simples... "nem uma nem outra". A Casema não tem projetos pré-definidos, tem ideias sugestivas que são apresentadas em catálogo, tal como o nome indica, como sugestões; e tem projetos que foram desenvolvidos para os clientes. Não há nenhuma vantagem nem a nível de rapidez nem financeira em partir de um dos nossos projectos sugestivos, uma vez que eles servem apenas como inspiração a quem os procura. Quanto aos projetos já executados, chamados de Projetos personalizados, pertencem aos respetivos proprietários, porque foram desenvolvidos em prol dos requisitos dos mesmos. O que fazemos é trabalhar consigo de forma a alargar a lista de projetos personalizados. Temos gabinetes de arquitetura ao serviço dos nossos clientes.

Resumindo, tanto pode basear-se num projeto de catálogo como podemos desenvolver um projeto à sua medida, em conjunto consigo. É claro que também pode trazer um projeto seu, tendo sido trabalho com um gabinete de arquitetura externo. Seja de que forma for, a partir do momento que se dirige à Casema, pode contar com o acompanhamento das nossas equipas.







Mesmo depois de saber que a Casema desenvolve projetos à medida, ainda existe alguma dúvida quando segue a questão "mas que tipo de casa posso ter?"

Na verdade pode ter o tipo de casa que quiser!


Quando dizemos que pode ter a casa que quiser, é porque pode mesmo. Aquela casa que sempre sonhou, com todos os pormenores que idealizou, com pode ser sua!

Conte com a Casema para o ajudar a dar "vida" aos seus sonhos! Se está confuso e não sabe por onde começar, nós mostramos-lhe os passos que deve seguir. À medida que as etapas vão ficando para trás, todo o processo vai-se tornando mais claro e organizado.

Inicialmente, necessita de partilhar connosco três fatores fundamentais:

Terreno

Gosto e Necessidade Espaço

Budget

1º Fator - Terreno


Conhecer o terreno do ponto de vista legal e topográfico é extremamente importante! Como é que nos pode passar esta informação? É fácil.

Do ponto de vista legal, deve reunir informação na Câmara Municipal sobre as condicionantes do seu terreno e partilhá-la connosco. Desde índice de construção, afastamentos, cércea máxima permitida, requisitos das fachadas, obrigatoriedade de alinhamento à estrada, etc.

Do ponto de vista topográfico, deve, caso ainda não tenha, contactar um topógrafo para fazer o levantamento topográfico do seu terreno e enviar-nos por e-mail o ficheiro em autocad (dwg) e em pdf. Assim saberemos as medidas da parcela, a exposição solar, o declive, entre outros.

2º Fator - Gosto e Necessidade de Espaço do Cliente

Este é, normalmente, a parte que o cliente mais gosta... consiste na partilha dos gostos, preferências, desejos, necessidades, requisitos que tem para a casa. É nesta fase que a equipa fica a saber o número de quartos necessário, se a zona social é em openspace ou se a cozinha é fechada, se quer uma garagem, uma lavandaria... se pretende uma casa térrea ou em altura, se prefere arquitetura moderna com linhas direitas e cobertura plana ou se prefere um ar mais rústico e telhado tradicional.

Nesta fase pode partilhar um esboço da casa que idealiza... 100% fruto da sua imaginação ou inspirada no modelo/projeto que quiser. Se o seu forte não for o desenho não tem problema... basta descrever o que pretende que a Casema dispõe de equipas que podem desenhar por si.

3ª Fator - Budget

O último, mas não menos importante, é o valor que o cliente considera confortável investir na casa. Se o que pretende é uma casa com três quartos, nós podemos imaginar diversos projetos, de várias dimensões, de vários estilos, com vários acabamentos, o que permite uma enorme variância de valores. Ao termos conhecimento de um limite máximo, do qual não quer passar, desenvolveremos um projeto que fique dentro desses valores. Esta gestão é nos permitida pelo conhecimento que temos da constante oscilação de valores no mercado, tentando sempre ir ao encontro dos desejos do cliente, mas apresentando alternativas que respeitem também o budget do mesmo.

É importante salientar que não é obrigatória esta partilha, apenas nos permite chegar mais rapidamente a um projeto viável, não induzindo o cliente em erro com projetos que poderão estar acima do que pretende disponibilizar para o caso.

EM SÍNTESE

Quando o cliente diz que a casa que apresentamos é a ideal pergunta-nos imediatamente "quanto é que esta casa me pode custar?"

É nesta fase que entra o Departamento Financeiro. Os colegas vão elaborar uma estimativa de custo para a sua casa. Se o orçamento apresentado se encontrar dentro do que pretende investir, a Casema tem à disposição vários gabinetes de arquitetura que podem avançar com o seu processo e tratar do licenciamento.

Por outro lado, se o orçamento apresentado ultrapassar o seu budget, o Departamento Financeiro estará disponível para analisar e discutir a estimativa de custo consigo, ajudando a perceber como fazer uma otimização de custos sem nunca alterar a qualidade do produto e do serviço.

Nenhum projeto é definitivo, sendo que é possível fazer as alterações necessárias até obtermos o projeto à sua medida.

NÃO ESPERE MAIS TEMPO!