Tem dúvidas ou gostava de saber mais?
Construir uma casa é uma decisão importante e quando se fala em madeira, surgem naturalmente muitas dúvidas: sobre durabilidade, manutenção, conforto, licenciamento, entre outras. Nesta página reunimos as perguntas mais comuns, com respostas claras e objetivas, para que tome decisões informadas e com total confiança no processo.
Porquê uma casa de madeira?
Porque a madeira une tradição e inovação, conforto e sustentabilidade. É um material natural, renovável e amigo do ambiente, que proporciona um lar acolhedor, saudável e eficiente em termos energéticos. Além disso, as casas em madeira são rápidas de construir, versáteis e oferecem uma estética única, cheia de personalidade. Escolher uma casa de madeira é apostar num estilo de vida consciente, com qualidade e durabilidade para muitas gerações!
Quanto tempo dura uma casa de madeira?
A madeira é um material naturalmente resistente, com excelente comportamento estrutural, mesmo em climas exigentes. A prova disso está em milhares de construções centenárias em madeira por todo o mundo — dos templos japoneses às casas escandinavas — que resistem ao tempo com a manutenção adequada.
Na Casema, utilizamos madeiras de elevada qualidade, tratadas e certificadas, garantindo durabilidade e estabilidade a longo prazo. Com os cuidados certos, uma casa em madeira pode durar várias gerações.
As casas em madeira precisam de manutenção?
Sim, como qualquer outra construção. Neste caso, a manutenção é simples e depende sobretudo da exposição às intempéries. Em zonas mais expostas, pode ser necessário aplicar tratamento ou proteção a cada 5 a 10 anos. É importante perceber que a manutenção se refere ao revestimento dos edifícios, uma vez que a madeira da estrutura não está exposta e não requererá, por isso, qualquer tipo de intervenção preventiva. Para saber qual a manutenção a aplicar nos diferentes tipos de revestimento, pode clicar aqui.
Como se comportam as casas em relação ao isolamento térmico e acústico?
As casas em madeira têm excelente desempenho térmico e acústico. A madeira é, naturalmente, isolante e com os materiais complementares usados pela Casema, o conforto é garantido em todas as estações. O material utilizado como isolamento é a lã mineral da Volcalis. As paredes exteriores terminam com o revestimento de capoto, cortiça ou fachada ventilada, que são considerados reforços ao isolamento.
A madeira apodrece sob efeito da humidade?
A madeira só apodrece quando está exposta de forma prolongada à humidade sem ventilação ou proteção adequadas. Nas nossas construções, isso não acontece: utilizamos madeiras tratadas, técnicas construtivas adequadas e soluções que garantem boa ventilação e proteção contra a água.
Com os cuidados certos, a madeira mantém-se sólida e duradoura durante décadas — mesmo em zonas húmidas ou perto do mar.
A casa de madeira arde?
Como qualquer construção, uma casa de madeira pode arder em caso de incêndio, mas isso não significa que seja menos segura. A madeira tem um comportamento específico ao fogo: queima lentamente e cria uma camada de carvão que protege o interior da estrutura, ajudando a manter a sua estabilidade por mais tempo.
Exemplos como o Pavilhão Atlântico em Lisboa, construído em madeira na cobertura, demonstram que estruturas em madeira podem ser seguras, robustas e mais resistentes ao fogo quando bem projetadas.
Na Casema, seguimos todas as normas de segurança e construímos para garantir proteção e tranquilidade aos nossos clientes.
As casas de madeira são seguras?
Uma casa em madeira, quando bem projetada e construída é tão ou mais segura do que uma construção tradicional. Nos projetos da Casema, a estrutura é calculada por engenheiros, respeita todas as normas técnicas e de segurança em vigor e os materiais são certificados. A madeira tem um excelente comportamento estrutural, é flexível e resistente, o que a torna especialmente eficaz em zonas sísmicas e climas extremos.
Que tipos de madeira utilizam?
Na Casema trabalhamos com vários tipos de madeira, dependendo da função que cada uma irá desempenhar. É fundamental conhecer bem as características das madeiras para que sejam utilizadas de forma adequada. Por exemplo, estruturalmente, utilizamos o Pinho Americano (proveniente do Canadá), uma madeira estável e resistente, com um excelente comportamento estrutural. No caso de revestimento de fachada em madeira, utilizamos o Pinho Nacional Termo-modificado, que é ideal para a exposição ao exterior, dada a sua estabilidade dimensional e resistência ao tempo.
A Casema ainda constrói com madeiras duras e de alta densidade provenientes do Brasil?
Sim, essa opção continua disponível. No entanto, os valores associados à utilização da madeira exótica proveniente da floresta Amazónica, sofreram um enorme aumento. Assim, atualmente, damos prioridade à construção em estrutura de madeira que, em comparação, apresenta várias vantagens: é mais versátil, adapta-se melhor às exigências modernas e oferece maior isolamento térmico e acústico. Numa época em que os custos na construção ascenderam drasticamente, a estrutra em madeira tornou-se a principal escolha, por se tornar mais económica face à anterior, não comprometendo a qualidade das edificações.
Constroem de acordo com o projeto do cliente?
Totalmente! Cada projeto é feito à medida, desde a planta à escolha de acabamentos, materiais e soluções técnicas. Saiba como pode ter um projeto personalizado.
As casas da Casema precisam de licenciamento como uma casa em alvenaria?
Sim. As nossas casas são construções permanentes e seguem os mesmos processos legais que uma casa tradicional.
A Casema trata do projeto de arquitetura?
A Casema tem à disposição dos clientes um departamento de arquitetura e engenharia. Desta forma, pode iniciar do zero connosco, pois os nossos arquitetos e engenheiros poderão desenvolver o projeto de arquitetura e todos os projetos de especialidades necessários.
As casas cumprem as exigências da lei das acessibilidades?
Claro que sim. Todos os nossos projetos respeitam a legislação em vigor, incluindo as normas de acessibilidade, sempre que aplicável.
Construir em madeira é mais barato do que construir em alvenaria?
Nem sempre o valor final é mais baixo, mas o custo-benefício é superior. A construção em madeira é mais rápida, tem melhor desempenho energético e gera menos desperdício. Além disso, há menos necessidade de maquinaria pesada, o tempo de obra é reduzido e os acabamentos são mais controlados. Tudo isto representa uma poupança a médio e longo prazo — tanto no processo de construção como na utilização diária da casa.
Investir numa casa em madeira é investir num futuro mais confortável, eficiente e sustentável!
A construção em madeira tem apoio de bancos?
Sim, pode recorrer ao Crédito Habitação (construção). As nossas casas são reconhecidas como construções permanentes e podem ser financiadas como qualquer outro imóvel, mediante aprovação bancária.
É possível construir por fases?
Sim. Em alguns casos é possível planear a obra em fases ou até mesmo fazer um projeto com tendência evolutiva, o que permite uma gestão mais flexível do investimento.
Uma construção em madeira é um bom investimento?
Tal como na construção tradicional, o valor de uma casa em madeira depende sobretudo da localização, do projeto e do estado de conservação. Se estiver bem localizada, bem construída e bem cuidada é um excelente investimento. A madeira não desvaloriza por si só. Pelo contrário, quando bem executada oferece vantagens como conforto térmico, estética diferenciadora, rapidez de execução e maior eficiência. Além disso, uma casa em madeira tem um estilo próprio e transmite um modo de vida mais sustentável e consciente — o que hoje é cada vez mais valorizado no mercado.
Por isso, investir numa casa em madeira é investir num imóvel com personalidade, conforto e valor a longo prazo!
Quanto tempo demora a construção?
Depende sempre de vários fatores, ente eles os fatores meteorológicos. Em períodos de muita chuva não é possível avançar com os trabalhos no terreno ou fundações, o que pode causar alguns atrasos. A dimensão e complexidade do projeto é outro fator a ter em conta, mas em média, deve considerar um ano para a construção.
É a Casema que trata de tudo?
A Casema gere todo o processo, mas o cliente é sempre parte ativa. Existem muitas situações em que o cliente já tem alguns serviços (normalmente os serviços comuns a todo o tipo de construções, como pedreiro, eletricista, canalizador, etc.) e, nestes casos, como forma de otimização de custos, não precisa dos contratar a nós, pode adjudicá-los diretamente, salvaguardando sempre o nosso acompanhamento técnico.
A Casema dá garantia às casas que constrói?
Legalmente, as construções têm uma garantia de cinco anos (Decreto-Lei n.º 67/2003). No entanto, a Casema vai mais longe e oferece 10 anos de garantia sobre os serviços executados diretamente, como a estrutura da casa. Além disso, cada elemento e material aplicado (como janelas, revestimentos, equipamentos, etc.) tem a sua própria garantia de fábrica, conforme as condições do fabricante.