Tem dúvidas ou gostava de saber mais?
Os revestimentos são essenciais para garantir a durabilidade, o conforto e a beleza da sua casa — tanto por fora como por dentro.
Os revestimentos exteriores protegem contra as agressões do clima, ajudam a melhorar o isolamento térmico e acústico, e valorizam a estética natural da madeira. Já os revestimentos interiores são fundamentais para criar ambientes acolhedores, funcionais e visualmente harmoniosos.
Neste artigo vamos explorar as soluções que usamos e as vantagens que oferecem para casas em madeira.
Para os revestimentos exteriores, na Casema valorizamos a combinação entre proteção eficiente, beleza natural e, acima de tudo, a escolha do cliente, garantindo que cada casa reflete o estilo e as preferências pessoais, sem nunca perder a qualidade e a sustentabilidade. Assim sendo existe uma panóplia de revestimentos que podem ser aplicados. Vamos enunciar os mais escolhidos pelos nossos clientes.
Madeira
A madeira utilizada é o Pinho Nacional Termomodificado, tratada exclusivamente por calor, sem recorrer a produtos químicos... Um processo aumenta significativamente a sua durabilidade, resistência à humidade e estabilidade dimensional, reduzindo o risco de empenamento e fissuras.
Pode ser aplicada na vertical ou na horizontal, adaptando-se ao design que pretende, conferindo um aspeto natural, elegante e acolhedor à sua casa. Note-se que a madeira é aplicada como fachada ventilada, o que reforça o isolamento, uma vez que funciona como interrupção de pontes térmicas.
Capoto
O capoto é (normalmente na construção em alvenaria) uma solução de isolamento térmico exterior que combina uma camada isolante com um acabamento protetor. Pode ser aplicado tanto com uma base em esferovite (EPS), um material leve e eficiente, como em cortiça, um material natural, ecológico e muito eficaz.
Na construção em madeira, o capoto tem a função de revestimento, porém, tendo em conta as suas características, é possível afirmar que o mesmo proporciona um reforço ao isolamento, reduzindo perdas energéticas e aumentando o conforto interior. Além disso, protege a estrutura contra a humidade e oferece uma grande variedade de acabamentos, do liso ao texturado, que podem ser personalizados segundo o gosto do cliente.
Placa Cimentícia
A placa cimentícia é uma opção robusta e moderna para quem procura resistência e versatilidade e pouca manutenção. Fabricada com cimento e fibras de madeira, esta placa é aplicada após o ripado na parede, trabalhando também como fachada ventilada. à semelhança da madeira este revestimento também reforça o isolamento dos edifícios.
Permite acabamentos em diversas cores e texturas, desde o mais liso e contemporâneo ao mais rústico, oferecendo uma grande liberdade estética sem comprometer a proteção da sua casa.
Cortiça
A cortiça é um material 100% natural e renovável, conhecido pelas suas excelentes propriedades isolantes térmicas e acústicas. Além disso, é resistente à água, flexível, não inflamável e durável.
Este revestimento proporciona não só conforto e eficiência energética, como também um aspeto único e sofisticado, valorizando a casa com um toque sustentável e diferenciado.
Pedra
A pedra é a escolha perfeita para quem valoriza tradição, durabilidade e estética intemporal. Resistente a impactos, intempéries e desgaste, este material confere robustez e um aspeto rústico ou elegante, conforme o tipo de pedra escolhida pelo cliente.
Na Casema, adaptamos o projeto para integrar a pedra de forma harmoniosa e técnica, garantindo uma fachada que resiste ao tempo e às condições ambientais, mantendo a sua beleza original.
No interior da casa, os revestimentos têm um papel fundamental no conforto, ambiente e estética de cada espaço. Mais do que cobrir paredes, ajudam a criar sensações — de acolhimento, amplitude ou até sofisticação — e influenciam o conforto térmico e acústico de forma natural.
Mais uma vez, na Casema, trabalhamos sempre de acordo com as escolhas do cliente, sendo que existem três materiais principais para revestimento interior.
Madeira
O revestimento interior em madeira oferece um ambiente quente, natural e intemporal. Para além do seu valor estético, a madeira contribui para o isolamento térmico, melhora a acústica dos espaços e cria uma sensação de aconchego difícil de igualar.
Podemos aplicá-la em todo o interior ou em zonas específicas, como tetos ou paredes de destaque, utilizando diferentes acabamentos, tons e texturas.
Pladur (gesso cartonado)
O pladur é uma opção prática, versátil e leve, ideal para quem procura paredes lisas, modernas e com grande liberdade de acabamento. Pode ser pintado em qualquer cor ou revestido com papel de parede, adaptando-se facilmente ao estilo e à decoração pretendida. Além disso, permite integrar soluções técnicas como iluminação embutida ou sancas, sendo muito utilizado em projetos com um design contemporâneo e funcional. Também pode ser combinado com madeira, criando contrastes equilibrados entre o natural e o moderno.
Pedra
A pedra no interior é usada com moderação, mas confere caráter, textura e sofisticação aos ambientes. Pode ser aplicada em paredes específicas (como uma parede de sala ou entrada), em lareiras ou até em zonas húmidas como casas de banho, consoante o tipo de pedra. É resistente, durável e transmite uma sensação de solidez e elegância, podendo ser adaptada a diferentes estilos — do rústico ao mais contemporâneo.
Revestimentos que protegem por fora e acolhem por dentro!