Lar Vs. Casa

Ano após ano, a tentativa de melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes tem sido o que nos move em direção ao futuro.


Todos os dias nos chegam pessoas movidas pelo desejo de viver numa casa de madeira. A consciência da necessidade de algo protetor, acolhedor e confortável para a sua família faz com que se comece a pensar na criação de um Lar!

A palavra LAR tem, sem dúvida, um significado muito diferente da palavra CASA! Ainda que nem todos tenham conhecimento desta distinção, aqueles que já a descobriram tendem, prioritariamente, a procurar a Casema.


Efetivamente, o conceito de Lar é muito mais do que apenas um local para se viver... É onde se pretende obter conforto, bem-estar, segurança, felicidade... É algo que cuidamos, que não queremos deixar deteriorar, que valorizamos de forma holista... É onde se criam memórias que nos acompanham toda a vida e de onde advém a nostalgia... é algo que sentimos!

Permanecer no conforto do nosso Lar é como estar num ninho que protege em conjunto com a mãe Natureza as criaturas acabadas de nascer. É onde queremos estar sempre e para onde queremos voltar o mais rapidamente possível quando nos ausentamos. É onde nos sentimos melhor, é de onde não queremos sair quando já muitos anos passaram por nós. É algo do qual nunca abdicamos a não ser que não tenhamos mais alternativas.

A casa é também um local onde se pode viver, mas onde não nos enraizamos... É algo  que se vende, que se aluga, que se compra…,  enquanto que um Lar constrói-se.


Infelizmente, na atualidade, a grande maioria das pessoas tem a necessidade de recorrer ao crédito habitação para que possam ver as suas necessidades e sonhos realizados. Estas pessoas são confrontadas com a necessidade de construir uma casa própria que pertence ao Banco, normalmente, por muitos e longos anos até ser liquidada a dívida. Este facto não ajuda ao conceito de Lar, ao sentido de propriedade.

Certamente, muitos são os que recordam os tempos em que “aquela” que era considerada a casa de família (por mais modesta que fosse) seria disputada pelos herdeiros, mais pelo seu valor sentimental ou de relação de afetividade do que propriamente pela sua valorização material. Tanto que, se para algum dos herdeiros a afetividade ao lar não fosse muita, o mesmo abriria mão em detrimento de outro que, por sua vez, sempre se enraizou “ali”.


Hoje, na maioria dos casos, assistimos a uma disputa tendo por base a valorização patrimonial e o que daí se poderá vir a usufruir. Se essa valorização for negativa (tendo a casa pouco valor económico ou trazendo responsabilidades às quais não se pretende ou se consegue fazer face) todos se gladiam, mas para se verem livres do "mono".


A falta do culto de valores outrora praticados é uma realidade à qual devemos fugir, instruindo aos nossos filhos o Respeito, a Amizade, a Justiça, a Verdade, a Honra, o Lar e a Família.

Para a Casema é um enorme prazer receber cada vez mais pessoas que se preocupam com o bem-estar, o conforto e a segurança não são da sua família, mas de todos em geral. Temos um conjunto de valores e uma missão dos quais nunca nos dissociamos e em parceria com os nossos clientes tentamos encontrar a melhor forma de se construir o Lar à medida de cada um.


Construir o Lar de uma família e, em simultâneo, minimizar o impacto ambiental começa de imediato na essência das matérias primas a utilizar.


A Casema utiliza matéria prima selecionada que proporciona tudo aquilo que se pode usufruir num Lar. A madeira! A madeira dentro de todas as suas propriedades fornece conforto, bem-estar, segurança e, simultaneamente, é um material com a característica da auto-regeneração.

As árvores que o Homem utiliza e que dão forma às construções da Casema são repostas, para que alguns anos depois possam ser utilizadas novamente nas construções do momento. 


Além de ser uma matéria natural com baixíssimo consumo energético para a sua produção (pois a energia que utiliza é essencialmente a solar, que não compete diretamente com as necessidades do Homem), tem ainda a vantagem de ser uma matéria orgânica e biodegradável para que no final do seu ciclo de vida não crie destroços que possam prejudicar o nosso Planeta.

Uma casa de madeira é parte da nossa vida e acompanha-nos na criação das nossas coisas, dos nossos filhos e dos nossos netos... Dá-nos a proteção que precisamos hoje, amanhã e sempre, quer como edificação onde habitamos quer como parte integrante de um planeta que teimamos em mutilar.


Do ponto de vista da ecoeficiência as nossas construções são uma realidade indesmentível. Estas conseguem acrescentar grande valor para os nossos clientes com um baixo impacto ambiental não só durante a construção, como também durante a vida útil do edifício. Tal facto deve-se aos reduzidos consumos energéticos, aos baixos custos de manutenção e ao reaproveitamento de toda a matéria orgânica para energia aquando o fim do ciclo de vida da infraestrutura.

A casa de madeira à semelhança de um Lar é para toda a vida! Ou melhor, para várias vidas. Estas construções proporcionam a várias gerações o usufruto durante muitos e longos anos com tudo o que é necessário para ser um Lar de excelência. A garantia por parte da Casema proporciona a tranquilidade necessária para que os nossos clientes tenham uma excelente qualidade de vida.

A Casema ajuda-o a criar o seu Lar e proteger o nosso Planeta, preservando a vida das próximas gerações!