Madeira, PVC ou Alumínio?


Acreditamos que as janelas podem ser os elementos mais importantes de uma casa, tanto a nível técnico de conforto como decorativo. Escolher caixilhos de janelas é um processo no qual devemos estar bem informados para podermos tomar uma decisão. Três dos materiais mais utilizados nas nossas janelas são a madeira, o alumínio e o PVC, mas cada um deles tem alguns prós e contras. Portanto, é normal que tenha de pensar antes de fazer uma escolha entre eles.

Devido aos recentes avanços tecnológicos na área do vidro e das caixilharias é possível ter janelas de todas as categorias energéticas. O bom uso destas tecnologias permite poupar dinheiro nos custos energéticos da sua casa, maximizar a luz natural e aumentar a eficiência energética da sua moradia

Luz e ar fresco fluem pelas janelas para criarem ambientes de conforto na nossa casa. Mas estas aberturas são também responsáveis por grandes perdas de calor no Inverno e ganhos no Verão. Estas janelas aproveitam o calor que o sol transmite para aquecer o imóvel enquanto o espaço entre os painéis de vidro previne a perda de calor. Isto permite ter uma janela eficiente.

Uma janela típica é avaliada em todos os seus componentes: caixilharia, reforço térmico e selagem. No caso do vidro avalia-se o próprio vidro, o espaçamento entre vidros e o material de enchimento (ex.: ar, árgon, crípton). As categorias energéticas das janelas são aplicadas à janela no seu todo, e não a componentes individuais, não devendo ser descuidado nenhum componente da janela.

Existem várias maneiras de uma janela poder perder calor, e perder eficiência.

A maior parte do calor é perdida pelo vidro como já referido, seguido pelas fugas de ar que a janela possa ter. Em terceiro lugar está o calor perdido pela condutibilidade da própria caixilharia e em ultimo lugar, quase insignificante está o calor perdido pelo material que separa as duas camadas de vidro que normalmente é alumínio.

Dependendo da zona do país onde se more e das condições climatéricas da zona, pode interessar que haja ganhos de calor. Deixando passar mais radiação pela janela, luminosa e térmica, a habitação pode absorver mais calor e ficar mais confortável.

No que se refere a caixilhos, estes devem apresentar estanquidade à chuva e ao vento, isolamento térmico e acústico e resistência à corrosão. A estanquidade ao ar e à chuva consegue-se, principalmente, pela utilização de vedantes adequados. O aumento do isolamento térmico consegue-se com a utilização de vidros duplos.

Hoje em dia, a utilização de caixilharia em madeira está a par de um minucioso cuidado na sua produção, sendo banhada com um produto anti-fungicida, inseticida e hidrófugo, para que o produto final seja efetivamente à prova do tempo e daí possam garantir produtos contra empenamentos, apodrecimentos e isolamentos de água e ventos. O alumínio pode ser protegido por anodização ou lacagem. A lacagem é o tipo de proteção de alumínio que permite aos projetistas uma maior opção de cores. Tem a desvantagem de ter um custo superior ao da anodização.

Recentemente a utilização de caixilhos em PVC tem tido larga aceitação devido às características de ausência de manutenção, durabilidade, bom isolamento térmico e acústico e boa resistência à corrosão.

Apresenta-se, de seguida, um resumo com as principais vantagens e desvantagens de cada um dos materiais na execução de caixilharias.

Vantagens:

Desvantagens:

Alumínio

Vantagens:

Desvantagens:

PVC

Vantagens:

 Desvantagens:

Para o ajudar a tomar decisões:

Veja como a orientação solar da casa influencia este tema:

Estas duas situações vão necessitar de soluções diferentes para tornar a sua habitação sustentável e ter menos despesas quer seja para aquecer ou arrefecer certas zonas do seu imóvel.

Já reparou na quantidade de pormenores que deve ter em conta antes de escolher a sua Jjanela eficiente?