Thermowood
Quando procura uma casa revestida a madeira, a Casema utiliza madeira termo-modificada. Mas o que é a Termo-modificação?
O termo-tratamento é um processo tecnologicamente avançado, que faz apenas apelo a três variáveis: calor, pressão e humidade. A madeira é sujeita a um aquecimento gradual até temperaturas dos 180ºC aos 220ºC, o que altera a sua estrutura molecular. Desta forma, a madeira torna-se mais resistente e dimensionalmente mais estável.
O processo de produção da madeira termo-modificada não requer qualquer tipo de compostos químicos, evitando efeitos nocivos no meio ambiente. A ausência total de aditivos químicos preserva a beleza natural da madeira, permitindo a conjugação harmoniosa com inúmeras soluções decorativas. Os tratamentos poderão ir desde a intensidade média a alta.
O tratamento a temperaturas médias é considerado um tratamento soft. Este aumenta a estabilidade da madeira, conferindo-lhe desde um tom acetinado vivo até um castanho médio (mel). O tratamento médio é exclusivamente indicado para usos de interior como pavimentos, revestimentos e outras decorações.
O tratamento que é feito a um nível mais elevado de temperatura é considerado um tratamento intenso. A madeira resultante possui uma elevada estabilidade dimensional e durabilidade, aumentando consideravelmente a vida útil do produto. Este tratamento intensivo dado à madeira permite que esta possa ser utilizada quer no interior quer no exterior. O seu uso mais frequente é em revestimentos de parede (interior e exterior), soalhos interiores e decking.
Quais as vantagens da Termo-modificação?
Melhor estabilidade dimensional (porque torna o produto mais hidrófugo);
Melhor durabilidade contra fungos e insetos xilófagos;
Maior resistência biológica ao apodrecimento da madeira (redução da humidade de equilíbrio em 50%);
Retira as resinas diminuindo as emissões mesmo após o produtos acabado;
Melhor isolamento térmico (poupança de energia);
Uniformidade de cor;
Fácil de trabalhar;
Melhora as defesas contra a insolação.