+ Madeira em Altura

O IMPRESSIONANTE ARRANHA CÉUS CONSTRUÍDO EM MADEIRA SUSTENTÁVEL!

Ainda que na retaguarda do Mjøstårnet, o Tilia Tower vem alargar o tema da Madeira em Altura, pois trata-se de um edifício de madeira com 85 metros de altura ou, se preferir, 278 pés… dois a menos que o Mjøstårnet (com 280) que é, até à atualidade (março de 2021), o edifício mais alto do mundo construído em madeira.


O Tilia Tower fica situado no distrito de Prilly-Malley na Suíça, foi proposto para a cidade de Lausanne e irá marcar a região a nível da Sustentabilidade. São 85 metros de altura que vão lançar uma nova vida em Prilly-Malley com residências, comércio, espaços de co-working, restaurantes, espaços públicos e um hotel.

Design Diversificado

De forma a destacar a importância da Tilia Tower e das suas funções no distrito, os arquitetos das empresas 3XN (Dinamarca) e IttenBrechbühl (Suiça) desenvolveram uma fachada rítmica e escultural composta por nichos de janelas profundas e terraços que criam uma ligação entre o edifício, os seus utilizadores e o espaço exterior. Deste modo, é conferida à Tilia Tower uma expressão viva e requintada. A profundidade dos nichos e terraços otimiza a eficiência energética por meio do sombreamento natural e da luz do dia criando áreas recreativas externas confortáveis e sem perturbações.

Conexão com a Natureza

“Trabalhamos com a filosofia de fazer um edifício que respeite a escala humana, valorizando a ligação com a natureza e garantindo uma boa iluminação natural, que sabemos ser importante para o bem estar humano. A madeira é um material consistente no projeto que adiciona uma aparência natural, aconchegante e robusta. A madeira é um material de construção fantástico e adicionará uma expressão tátil e refinada ao edifício. A Tilia Tower será um edifício luminoso, amigável, humano e sustentável ” foram as palavras de Jan Ammundsen, arquiteto e sócio responsável pela Tilia Tower na 3XN.


Além de proporcionar um bom ambiente interno, a escolha da madeira também contribui para uma redução significativa da pegada de CO2. Uma nova praça será estabelecida em frente ao prédio, o que criará um espaço urbano verde com plantar e microorganismos biodiversos.

O Valor do Antigo encontra o Novo

Conectado ao novo arranha céus está um prédio de escritórios antigo, mas em bom funcionamento, e uma sala de badminton. Os dois edifícios existentes passarão por uma transformação que consiste numa renovação eficiente do ponto de vista energético e atualização das fachadas de forma a coincidir com o Tilia Tower.


O objetivo de todo o projeto é obter a ambiciosa certificação Minergie-P. Minergie consiste num padrão de construção voluntário utilizado na Suiça, que permite um uso racional de energia e de energia renovável e, simultaneamente, permite melhorar a qualidade de vida e reduzir a poluição ambiental, Minergie-P é um padrão para edifícios com um consumo de energia ainda menor do que o Minergie.