O Edifício Mais Alto do Mundo em Madeira tem 85,40 Metros de Altura













Mjøstårnet, também conhecido por Wood Hotel by Frich's, torre Mjøs é o edifício mais alto do mundo em madeira, atingindo os 85,40 metros de altura. 

Fica na Noruega, mais especificamente em Brumunddal, como pode ver aqui. A sua construção foi iniciada em 2017 e terminada em 2019. 

Atualmente funciona como residencial, hotel e escritório com 18 andares acima do solo e um abaixo; contém 33 apartamentos, 72 quartos de hotel e 175 lugares de estacionamento.

O design do Mjøstårnet, inspirado no Acordo de Paris para combate às mudanças do clima, foi elaborado pelo arquiteto Voll Arkitekter e pertence a AB Invest AS, seu proprietário. Inicialmente, surgiu com o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono e, simultaneamente, adquirir materiais de construção localmente de forma sustentável.

Sobre a construção do Mjøstårnet

Os principais componentes estruturais deste edifício são compostos por madeira projetada. A madeira laminada com cola para vigas e colunas e a madeira laminada cruzada para as paredes centrais sustentam o elevador e as escadas. As colunas laminadas com cola foram confeccionadas com orifícios pré-perfurados e montadas no local em treliças verticais de até cinco pavimentos de altura, proporcionando estabilidade às forças horizontais e verticais. As lajes de piso para todos os níveis até ao 11º são feitas de vigas de madeira, cobertas com madeira laminada e uma fina camada de betão armado de 50 milímetros para desempenho acústico e vibracional, enquanto do 12º nível para cima existem lajes totalmente compostas de betão armado para aumentar o peso e atingir o comportamento dinâmico desejado em períodos de ventos fortes.

E 2020, o Mjøstårnet foi merecedor do Prémio de Engenharia Estrutural 2020 - Prémio de Excelência atribuído pelo Council On Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). 

Sobre o CTBUH

O CTBUH homenageia projetos e indivíduos que fizeram contribuições extraordinárias para o avanço de prédios altos e do ambiente urbano, e que alcançaram a sustentabilidade ao mais alto e amplo nível. Saber mais sobre o CTHUB.

Quer saber mais sobre o Mjøstårnet? Assista ao vídeo ou visite o site.