Missão Humanitária

 Trilhos de Uma África Negra

Em abril de 2023 realizou-se a 5ª Missão Humanitária à Guiné-Bissau - Trilhos de uma África Negra. 

Um movimento solidário que é apoiado pela Casema desde o início.

A Guiné-Bissau

Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da África Ocidental que faz fronteira com Senegal a Norte, com a Guiné a Este e a Sul e com o Oceano Atlântico a Oeste. O território guineense abrange cerca de 36.125 quilómetros quadrados de área, estima-se que tenha cerca de dois milhões de pessoas e a língua oficial é o Português.

A Guiné-Bissau fazia parte do Reino de Gabu e no século XIX foi colonizada pelos portugueses, passando a ser designada de Guiné Portuguesa. Após a independência, declarada em 1973 e reconhecida em 1974, o nome da sua capital - Bissau - foi adicionado ao nome do país, com o objetivo de evitar confusão com a Guiné (antiga Guiné Francesa) e a Guiné Equatorial (antiga Guiné Espanhola).

Assim, a Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa no continente Africano a ter independência reconhecida por Portugal. Apesar da Língua Portuguesa ser a oficial, a grande maioria da população fala Crioulo da Guiné-Bissau ou Criol, uma língua crioula baseada no português.

A título de curiosidade, na Guiné-Bissau reina um clima tropical, caracteristicamente quente e húmido e existem duas estações distintas - a estação das chuvas e a estação da seca. A estação das chuvas estende-se de meados de maio até meados de novembro, com maior pluviosidade em julho e agosto. A estação da seca corresponde aos restantes meses do ano. Dezembro e janeiro são os mais frescos, no entanto as temperaturas são muito elevados durante todo o ano.

No dia 15 de abril, de Pombal, arrancou uma caravana constituída por 11 viaturas e 29 voluntários. Esperavam-se nove dias de viagem até à Guiné-Bissau, com os carros carregados de material para ser distribuído e entregue, durante seis dias de operação no terreno. 

(1) Nuno Rebocho; Joana Rebocho; (2) António Reis; Sara Reis; (3) Zulmira Reis; Natália Gameiro; Carolina Reis; (4) David Jerónimo; Samuel Remédios; João Costa; (5) Joaquim Guarda; Alice Guarda; Cristiana Guarda; (6) Fábio Dias; Isabel Amado; Jorge Gomes; (7) Hélder Costa; Miguel Costa; (8) Antónia Loureiro; Vera Peleja; Alexandre Peleja; (9) António Ronnebeck; Catarina Gregório; Hélio Jesus; (10) José Antunes; António Cardoso; (11) Vicente Reis; Augusto Reis; Francisca Reis;

A Guiné-Bissau é dos países mais pobres do Mundo. A escassez de água, de alimentação, de educação e de saneamento são características comuns de norte a sul do país. Embora se leve material para todas as faixas etárias, as crianças são a maior preocupação e, por isso, são o principal público-alvo desta missão. Desde que nascem têm enormes carências... nutritivas, escolares, de desenvolvimento, etc.

Com a ajuda dos portugueses que doaram muito material, de empresas que contribuíram financeiramente, com o apoio logístico da Associação de Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge e com o apoio, no terreno, da Fundação João XXIII foi distribuído pela Guiné-Bissau:

Registos da Missão (clique nas fotos para ampliar)

Entrega de leite em pó, em Empada

Intalação de painel solar e eletrobomba, em Nbiro

Entrega de roupa Dress A Girl, em Varela

Oferta de uma viatura na granja agrícula, em Quinhamel

Material. entregue, em Empada

Colocação de painéis solares para agricultura, em Nbiro

Entrega de equipamentos Lizsport, em Colage

Doação do material de campanha dos voluntários aos escuteiros de Quinhamel

Empada, Guiné-Bissau

Oferta de uma viatura, em Bissum-Naga

Entrega de material na Casa Bambaran, em Bissau

Ação de rua - distribuição de equipamentos na população jovem, perto de Empada

Toda a ajuda que foi levada até à Guiné-Bissau foi pouca face à carência deste povo. Saiba como pode ajudar esta causa!