Vantagens da Madeira

Atualmente é necessário alterar o paradigma do setor da construção para um desenvolvimento sustentável, tentando satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidade das gerações futuras. Sabemos que a madeira e os seus derivados contêm qualidades técnicas e ambientais que poderão ajudar a atingir este objetivo. Além de ser um material ecológico, a madeira traz outras excelentes vantagens. Ora veja...

1. PRODUTO NATURAL

A madeira é um produto de origem natural e renovável, cujo processo produtivo em relação a outros produtos industrializados exige baixo consumo energético e mantém o respeito pela Natureza. O facto da madeira ser um dos escassos materiais de construção de origem natural, confere-lhe uma série de vantagens em relação aos demais. A madeira não é tóxica, não liberta odores ou vapores de origem química, sendo, por isso, completamente segura ao toque e manuseamento. Contrariamente ao que acontece com outras matérias-primas, a madeira quando envelhece ou quando deixa de desempenhar a sua função estrutural não constitui qualquer perigo para o meio ambiente, uma vez que é facilmente reconvertida.

2. DURABILIDADE

Os arqueólogos procuram peças antigas, mas ainda existentes, em madeira como por exemplo: embarcações, armas, esculturas, utensílios domésticos, elementos de construção, sarcófagos, instrumentos musicais, entre outros. Algumas destas peças são possíveis de observar em perfeito estado.

3. RENOVÁVEL

Há milhares de anos que fazemos uso da madeira como matéria-prima. Contudo, este recurso continua disponível e em crescimento em novos povoamentos florestais. Enquanto novas árvores forem plantadas de forma consciente e sem comprometer os recursos naturais e se forem repondo as abatidas, a madeira vai continuar a estar disponível.

4. SEGURANÇA

A madeira não oxida. O metal quando é levado a altas temperaturas pela ocorrência de fogos deforma-se, perdendo a sua capacidade para função estrutural. Naturalmente, se o ferro do betão armado não estiver com o revestimento adequado, também este perde a função de estrutura quando submetido a altas temperaturas. Na Natureza, a madeira já desempenha uma função estrutural. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de um edifício, funciona como um elemento pré-moldado, de fácil manuseamento (leve, macio), que não passou por processos de fabrico que determinem a sua resistência. O que determina a sua resistência é apenas a sua espécie e as suas características fisico-mecânicas intrínsecas.

5. FÁCIL DE TRABALHAR

A madeira é uma matéria-prima muito versátil, que pode ser utilizada de forma muito variada e que cumpre com certas e determinadas especificações, de acordo com o tipo de aplicação pretendida. Permite ligações e correções fáceis de executar.

6. EXCELENTE ISOLANTE

Este produto natural é um material isolante que cria uma barreira entre o calor e o frio. O isolamento é um aspeto de extrema importância para a redução da energia utilizada no aquecimento e climatização de edifícios. Resumindo, a madeira é isolante natural que pode ajudar na redução da quantidade de energia necessária na climatização de espaços, pois apresenta boas condições naturais de isolamento térmico.

7. ABSORÇÃO DE RUÍDO

A madeira tem a capacidade de absorver o som ao invés de o refletir ou ampliar, ajudando a reduzir significativamente os níveis de ruído. As propriedades acústicas deste material tornam-na ideal para minimizar o eco em espaços residenciais ou comerciais.

8. ARMAZÉNS DE CARBONO

Para a formação da madeira as árvores captam o carbono da atmosfera e libertam oxigénio. Ao recorremos à madeira como material adequado para a construção, estamos a armazenar o carbono absorvido durante o tempo de vida da obra ou do edifício no estado sólido. Desta forma, estamos a evitar que o carbono se liberte para a atmosfera e agrave o problema ambiental do efeito de estufa.

9. BAIXO CONSUMO DE ENERGIA

O processo de fabricação da madeira utiliza substancialmente menos energia por unidade de volume do que o aço, cimento ou alumínio, minimizando a quantidade de poluentes criados durante o processo. Isto significa que a construção com um metro cúbico de madeira, em substituição a outros materiais de construção, como cimento armado, blocos ou tijolos, pode economizar até 0,75 a 1 tonelada de emissões de CO².

10. REUTILIZÁVEL

Tem capacidade de ser reutilizada várias vezes.


11. PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS

Foi o primeiro material empregue na construção capaz de resistir tanto a esforços de compressão como de tração. Tem uma volumetria baixa e resistência mecânica elevada. Pode apresentar a mesma resistência à compressão que um betão de resistência razoável. A resistência à flexão pode ser cerca de 10x superior à do betão, assim como a resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos noutros materiais de construção.


12. VERSATILIDADE DE USO

A madeira pode ser produzida em peças com dimensões estruturais que podem ser rapidamente desdobradas em peças pequenas, de uma delicadeza excecional.

13. BELEZA INIGUALÁVEL

Apresenta uma grande variedade de espécies/padrões que tornam qualquer ambiente num espaço único, bonito, aconchegante e com personalidade.