Wood Frame

construção prática, rápida, económica e sustentável


Neste momento você pode estar a pensar:

" mas como construir uma casa toda em madeira?

Como é que se faz para sustentar o telhado?

E as térmitas não vão estragar toda a estrutura? "

Bem, para todas essas perguntas tem uma resposta simples.

Como o sistema é constituído de vários perfis verticais, eles são os responsáveis por distribuir as cargas superiores do telhado ou do pavimento superior. Assim, nesse sistema as fundações, pilares e vigas propriamente ditos, são muito mais aligeirados ou inexistentes. A rigidez e estabilidade dos perfis é garantida por processo industrial autoclavado, o qual também garante o tratamento contra ação de fungos e térmitas, humidade e intempéries, principalmente nas peças que ficam em contacto com o cimento.

A tecnologia do Wood Frame não é nova! É comum ser utilizada em construções na Europa, Canadá e nos Estados Unidos, onde a sua principal vantagem está na redução de 50%, em média, na quantidade de mão-de-obra necessária à execução de uma moradia. Apesar disso, o custo sobe porque a mão de obra é mais qualificada. Além da redução no número de pessoas a trabalhar, a redução no desperdício com materiais e a agilidade no tempo de construção reduzem os custos entre 15% a 20%. Tem uma redução de custos, quando comparada com o sistema convencional.

Também é importante destacar que entre as vantagens em relação às casas de alvenaria, destacam-se a execução da obra em prazos seis vezes menores do que uma construção convencional – cerca de apenas 3 meses para a execução total de uma obra de até 200 m²; menor custo de energia no uso da casa; redução de 80% nas emissões de CO₂; redução de desperdícios até 90% e redução dos resíduos da construção civil até 85%.

A tecnologia do "Wood Frame" tem-se tornado cada vez mais comum, especialmente pelas suas características. O sistema permite a construção seca, limpa, rápida, prática e sustentável de edificações de até cinco pisos. A sua estrutura de perfis leves de madeira maciça travados com chapas estruturais de madeira industrializada do tipo OSB (Oriented Strand Board), formam os painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte, transmitindo as cargas até à fundação. A madeira a ser utilizada deve ser seca, recta, livre de grandes nós e receber tratamento preservativo ao ataque de insectos xilófagos.

As placas de OSB travam a estrutura de paredes, coberturas, mezaninos, lajes secas, plataforma de pisos e forros. O OSB é tão prático e resistente que dispensa o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos. As placas OSB são leves, simples e rápidas de serem aplicadas. O mais comum é a utilização de placas de 12 mm nas paredes, 15 mm telhados, e placas de 22 mm para pisos e lajes. Entre as placas também terá o isolamento térmico e acústico seguido do perfil de gesso cartonado para aplicação dos acabamentos.

A par disso, existe a possibilidade da aplicação de diversos acabamentos como: madeira, revestimento argamassado (estuque), placas cerâmicas, pedra e outros.

Construção passo a passo:

1. Fundação

O Wood Frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Devido à sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são laje e pilares ou sapatas corridas.

2. Estrutura

Com o esqueleto estrutural montado são aplicadas as placas de OSB, placa estrutural que trava e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.

3. Paredes

Revestimento externo

Sobre o OSB é aplicada uma membrana impermeabilizante, que garante a estanquidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da humidade interna das paredes e protegendo-as contra a humidade externa. O Wood Frame permite a aplicação de diversos revestimentos externos como revestimento em madeira, argamassas, cerâmico, cortiça entre outros.

Revestimento interno

O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall (gesso cartonado), que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento. Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso de placas de OSB como reforço em paredes de Drywall. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços estruturais existentes por trás.

4. Base Seca

O OSB é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico ou em madeira, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência. Desta forma garante a resistência e permite a aplicação de diversos revestimentos como carpetes, pisos vinílicos, laminados de madeira, soalhos, tábuas corridas entre outros.

5. Instalações eléctricas e hidráulicas

Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Wood Frame as paredes funcionam como secções visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

6. Isolamentos

O Wood Frame apresenta um óptimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

7. Esquadrias

As instalações de portas e janelas no Wood Frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

8. Coberturas e Telhados

As placas de OSB são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à acção de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações.

Vantagens:

São inúmeras as vantagens na construção em Wood Frame, em especial:

  • Alta resistência e durabilidade;

  • Excelente conforto térmico e acústico, inclusive superando o tijolo, já que é possível a escolha do material que irá revestir as paredes;

  • Menos entulho de obra e menos desperdício de material, em alguns casos quase inexistentes;

  • Organização do estaleiro de obra;

  • Prazo de execução até 50% mais rápido, sendo comum construções acabadas em prazos de poucos meses;

  • Por ser um processo minucioso e preciso possibilita fidelidade orçamental, evitando gastos desnecessários;

  • Maior facilidade de manutenção, com cortes precisos e pontuais.

A alta precisão do método, rapidez na conclusão e profissionalismo na construção, permitem ao Wood Frame fidelidade no orçamento sem a ocorrência de gastos extras e surpresas desagradáveis.

E agora, diga lá, é ou não é uma boa opção de construção?