Casas de Madeira no ciclo do carbono

Sabia que as Casas de Madeira são um depósito de armazenamento de Carbono (CO2) ajudando a proteger o Ambiente também dessa forma? certamente já ouviram falar de Efeito de Estufa, pelo muito que se fala e comenta sobre o assunto, e os efeitos que tem na aceleração das alterações climáticas do Planeta! Várias são as teses apresentadas, e não vamos aqui discutir as mesmas, se é desta ou daquela forma, pois de uma maneira global penso que todos sabemos que o CO2 que é libertado para a atmosfera, prejudica não só o ambiente, como a vida de todos nós, pelo menos enquanto por cá andar-mos!

Existem processos como a FOTOSSÍNTESE que conseguem reduzir a concentração de CO2 na Atmosfera, sendo um dos mais eficazes SUMIDOUROS DE CARBONO que temos, para combater as FONTES DE CARBONO que são os processos que libertam toda essa poluição, como é o caso da queima de combustíveis fósseis!

O ciclo é simples:

É natural existir carbono no meio-ambiente nas mais diversas formas. Está dissolvido nos oceanos, nos animais, nas plantas, na Atmosfera ( CO2 ), nos minerais, etc. Existe uma circulação contínua das moléculas de carbono entre as diversas fontes emissoras e as recetoras (Chamadas Sumidouros).

Este é o Processo do Ciclo do Carbono.

Romper o equilíbrio foi o problema: o Homem, segundo dados estatísticos, consegue contribuir com 7.900 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera, por ano e os processos recetores do mesmo apenas absorvem 4.600 milhões de toneladas, o que faz com que aumente em termos líquidos 3.300 milhões de toneladas/ano.

Como solução devemos diminuir as fontes e aumentar os processos sumidouros. Apenas existem duas formas de conseguir manter o equilíbrio e ajudar a combater as alterações climáticas. Temos mesmo que reduzir as fontes e aumentar os sumidouros de carbono e é aqui que a madeira tem um papel determinante, pois consegue contribuir nos dois processos.

Um dos principais Sumidouros de Carbono são as florestas: pois é, cada metro cúbico de madeira tem o equivalente a 0.9 toneladas de CO2. As árvores conseguem, através da fotossíntese, retirar do ambiente e armazenar grandes quantidades de carbono transformando o mesmo em celulose.

Agora um dado muito importante: as árvores são como as pessoas. Nascem, desenvolvem-se e morrem. Tal como o ser humano, uma árvore vai, ao longo do tempo, perdendo as suas capacidades. À medida que vai crescendo e envelhecendo a sua capacidade de armazenamento de CO2 vai diminuindo. Se as mesmas morrerem e se decompuserem, todo o carbono por elas armazenado durante o ciclo da vida, vai misturar-se com o oxigénio e todo o CO2 será devolvido à atmosfera.

As florestas que são bem geridas estão otimizadas do ponto de vista de Sumidouros de Carbono, pois as plantações sistemáticas de árvores jovens permitem que as mesmas possam ser muito mais eficientes no armazenamento de carbono e as árvores mais velhas podem ser cortadas para serem utilizadas como madeira para os mais diversos fins, mantendo armazenado todo o carbono anteriormente, por elas, retido.

A madeira é realmente um armazém de carbono super eficaz. Tem um papel determinante e fundamental na redução dos gases com efeito de estufa, mesmo depois do desaparecimento e corte da árvore.

Energia LIMPA:

A madeira pode vir a ser utilizada na construção de casas e nas mais diversas aplicações, sendo que quanto maior for o seu uso e utilização, mais estamos a contribuir para que o processo em cima descrito seja mais eficiente. Quando as mesmas já não poderem ser recicladas, podem vir a servir como Biomassa para a produção de energia por combustão.

Na combustão da madeira, a quantidade de CO2 emitida não é maior que no ciclo de crescimento da árvore, o que dá um balanço neutro em termos de emissões CO2, o que faz com que seja uma alternativa muito mais amiga do ambiente do que se processar a queima de combustíveis fósseis. Por isso, construir uma casa de Madeira é muito mais do que o simples facto de gostar ou de ser uma opção, porque dá melhores condições de habitabilidade ao próprio edifício.

Construir uma casa de Madeira é uma ação importante na preservação do futuro dos nossos filhos.

Temos que transformar o saldo negativo de toneladas de CO2 por ano num saldo positivo.

Temos a Responsabilidade de deixar um Mundo Melhor aos Nossos Filhos!