Manutenção nas Casas de Madeira

As casas de madeira são simplesmente sofisticadas, atemporais e com um requinte clássico. Mesmo com o lançamento de diferentes estilos arquitetónicos, o edifício de madeira mantêm o seu sucesso e marcam presença em qualquer lugar. São construções ecologicamente viáveis e não prejudicam o meio ambiente. A madeira preenche os requisitos de conforto e tranquilidade tornando qualquer ambiente aconchegante. 

Há pessoas que gostam de preservar o tom natural da madeira, já outras preferem apostar na elegância nata e sofisticação da pintura das casas de madeira.

Uma casa de madeira bem desenhada requer menos manutenção, pois a orientação das fachadas é um pormenor muito importante aquando da sua conceção. 

A melhor maneira de manter adequadamente a sua casa começa com a escolha da arquitetura, de forma a  que minimize a exposição das paredes e forneça proteção às mesmas. Tenha em atenção as saliências do telhado e o estender de varandas no lado que tem a maior exposição ao sol, pois este precisa de mais proteção.

A ventilação também desempenha um papel especial nas fachadas de madeira, pois impede a penetração da humidade na estrutura, facilita o escoamento da água e graças à boa circulação de ar uma secagem mais rápida da madeira.

Em Portugal, temos um clima temperado que requer tratamento preventivo fungicida, inseticida e, em algumas regiões, anti-térmitas. Tratamento fungicida evita o aparecimento de fungos que crescem apenas quando os níveis de humidade da madeira ultrapassam os 20%. O tratamento inseticida protege a madeira contra o ataque de insetos, existindo o de carácter preventivo e o curativo.

A manutenção básica passa pela lavagem das paredes todos os anos. A sujidade é a causa mais comum de descoloração. Limpe anualmente utilizando água morna, sabão e uma escova de pelos macios. Lavar as manchas provocadas por caracóis, nídificação de aves e pólen. Limpar sempre de cima para baixo.

Evite manutenções tardias e alta restauração, pois a importância da manutenção só se torna evidente para muitas pessoas, quando já é tarde demais. A podridão da madeira e outros problemas requerem depois uma renovação ou restauração crítica.

Pintar casas de madeira no exterior é essencial para a estética, proteção e longevidade da madeira. Na pintura das casas de madeira a questão mais importante é a escolha do produto a aplicar. Atualmente o mercado dispõe de uma vasta gama de produtos de tratamento, proteção e decoração que preservam a beleza original e a qualidade natural da madeira.

Vernizes e velaturas - estes produtos têm somente um ponto em comum, servem para acabamento de madeiras. Os conceitos são diferentes, embora voltados a uma mesma finalidade.

O verniz é um acabamento de "poro fechado" formador de filme que cria uma película de proteção espessa e esconde os veios da madeira sob uma camada encorpada do produto. A película de verniz tapa os micro-poros e altera a textura natural da madeira. Os vernizes tem uma maior resistência, não quer dizer que tenham uma maior durabilidade.

Um verniz de qualidade deve apresentar:

Quanto aos vernizes, estes ainda se podem subdividir em vernizes aquosos ou vernizes solventes.

O verniz aquoso é ecológico e não contem solventes. Os produtos aquosos são menos sensíveis às resinas e outras substâncias que saem de certas madeiras. Para além de serem amigos do ambiente também têm um cheiro menos intenso.

O verniz solvente é um produto à base de solventes, logo têm uma maior capacidade de penetrar na madeira, o que os torna mais indicados para madeiras densas e pouco porosas, mas não resinosas, uma vez que os vernizes são mais sensíveis às resinas das madeiras.

As velaturas são impregnantes da madeira e apresentam acabamento de "poro aberto". Penetram nas suas fibras e nutrem-nas com agente fungicida, têm baixa formação de filme e acompanham os movimentos naturais da madeira sem descascar. A velatura acompanha o relevo da superfície do material, mantendo a sua textura original. As velaturas conferem à madeira um aspeto mais natural e tanto a sua aplicação como manutenção são fáceis, pelo que qualquer pessoa pode proceder às renovações.

No caso da velatura, esta deve apresentar:

Uma das diferenças entre vernizes e velaturas está na durabilidade e facilidade de manutenção e para o consumidor a maior diferença prende-se aquando da manutenção. Produtos formadores de filme/película descascam e, dependendo do estado de degradação em que se encontram, exigem a remoção completa da aplicação antiga, antes de aplicar uma nova. 

Na prática, a manutenção de uma moradia revestida a madeira no exterior passa pela passagem com um pano húmido para tirar o pó e, posteriormente, aplicar a velatura.

Já sabe, não custa nada!