Comportamento da Madeira

Dentro da construção em madeira existem vários termos e vários conceitos distintos, o que acaba por confundir muita gente e, ao mesmo tempo, acaba por associar vários conceitos ao mesmo termo, o que é errado.


Existem diversos fatores que marcam a diferença, desde o tipo de materiais utilizados na construção das casas à forma como é utilizada e trabalhada a madeira. Este último é o que, por vezes, gera confusão.


A Casema tem dois exemplos de como pode ser utilizada a madeira e que vantagens e desvantagens isso traz.

Em primeiro lugar, falemos da utilização da madeira exótica nas construções das nossas moradias. Uma madeira densa, de beleza única e inexplicável cujas peças são, sistematicamente, colocadas na posição horizontal, encaixadas umas nas outras, dando uma consistência de parede auto-portante que recebe as cargas do telhado.

A posição horizontal em que são colocadas, faz com que as peças, consoante o teor de humidade relativo do ar, alterem o seu comportamento, originando oscilações na madeira e, consequentemente, nas paredes. Normalmente estes movimentos ocorrem com alguma relevância, no sentido perpendicular ao veio, fazendo com que o telhado suba ou desça acompanhando as paredes, não permitindo o aparecimento de qualquer rotura ou fissura nas mesmas.

Por outro lado, temos a construção em frame com uma madeira mais macia - Pinho Americano. Neste caso, as peças são colocadas na posição vertical, formando uma espécie de gaiola. A madeira, ao ser trabalhada com o veio na vertical, desempenha um papel de pilar garantindo uma resistência mecânica muito mais elevada, do que se a mesma recebesse a carga ao contrário.

Em síntese, podemos afirmar que todas as madeiras são boas… a forma como a mesma é utilizada é que define, na maioria das vezes, a qualidade da construção e a consistência do edifício, bem como a durabilidade da própria matéria-prima.